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Threads: tudo sobre a nova rede social da Meta

O lançamento do Threads, nova rede social da Meta (empresa dona do Facebook e Instagram), chegou para agitar o universo das redes sociais e também do marketing digital, oferecendo novas possibilidades para empresas divulgarem seus produtos e serviços em uma nova plataforma para milhões de usuários.

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o Threads, seus recursos e funcionalidades, assim como a rede social pode ser utilizada em suas estratégias digitais – boa leitura!

O que é o Threads?

O principal objetivo do Threads é o compartilhamento de textos curtos, que também podem conter imagens e vídeos. Criada para rivalizar com o X (antigo Twitter), o Threads possui diversas semelhanças com a plataforma adquirida por Elon Musk e que segue ativa desde 2006.

O nome Threads, em português, significa “fios”, termo que representa publicações interligadas, que desenvolvem uma conversa sobre determinado assunto e que ganharam bastante notoriedade no X.

As postagens do Threads podem conter até 500 caracteres (contra 280 do X) e incluir links, fotos e vídeos de até cinco minutos. Com o Threads, é possível seguir e se conectar com amigos e criadores de conteúdo, da mesma forma que o Instagram.

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Lançamento do Threads

O lançamento do Threads, realizado no dia 5 de julho de 2023, foi um verdadeiro sucesso. Em menos de cinco dias, a rede social da Meta alcançou a marca de 100 milhões de usuários, batendo o recorde como a plataforma que mais criou contas em um curto espaço de tempo.

Para se ter uma ideia do fenômeno de popularidade, a plataforma que chegou mais perto do Threads foi o ChatGPT, que conquistou um milhão de usuários após cinco dias, atingindo a marca de 100 milhões de usuários somente dois meses depois.

O Threads “flopou”?

Apesar do lançamento estrondoso, o Threads caminha a passos curtos na disputa por usuários e popularidade com as outras redes sociais. Depois de ter batido recordes durante o mês de lançamento, a rede social diminuiu significativamente seu ritmo de crescimento.

Segundo pesquisa divulgada pela Insider Intelligence em setembro de 2023, o Threads só superou o Tumblr na lista de redes sociais mais utilizadas nos Estados Unidos na atualidade.

De acordo com a análise, o Threads deverá ter 23,7 milhões de usuários nos Estados Unidos até o final de 2023, número bem abaixo das expectativas para outras redes: Facebook (177,9 milhões), Instagram (135,2 milhões), TikTok (102,3 milhões) e X (56,1 milhões).

Analista principal da Insider Intelligence, Jasmine Enberg detalhou a queda na popularidade do Threads: “O Threads recebeu um impulso inicial com os erros do Twitter, mas não pode depender dos desertores do X para continuar crescendo. É preciso que a rede seja mais do que uma extensão do Instagram ou uma alternativa ao X”, disse a especialista, em comunicado.

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Como utilizar o Threads na sua empresa

Instale o aplicativo e crie uma conta

Faça o download do aplicativo Threads (disponível para Android e iOS). Na tela inicial, selecione a opção “Entrar com o Instagram”. Autorize o acesso ao Threads nas notificações do Instagram e aguarde o reconhecimento do aplicativo. Complete as informações de bio e link, leia as instruções de privacidade e clique em “Entrar no Threads”.

Siga contas de seu interesse

Pela aba de pesquisa, é possível encontrar perfis e contas de seu interesse, com conteúdo relevante e direcionado ao seu nicho de atuação. Vale lembrar que, ao criar sua conta no Threads, você poderá seguir todas as mesmas pessoas que segue no Instagram e que já possuem conta no Threads.

Crie seu primeiro thread

Para escrever seu primeiro thread, clique na aba central do aplicativo, no ícone de um lápis. Os textos possuem limite de até 500 caracteres, mas é possível adicionar fotos, vídeos e até mesmo links.

Após a postagem, seu thread estará visível e poderá ser respondido por qualquer pessoa. Mas, caso prefira, toque em cima do botão e altere para “Perfis que você segue” ou “Somente mencionados” para restringir a visualização.

Aproveite para reforçar sua comunidade

Da mesma forma que nas outras redes sociais, as empresas podem aproveitar o Threads para nutrir sua audiência com conteúdo de qualidade, reforçando o senso de comunidade em torno da marca.

O Threads também permite experimentar novas formas de produzir conteúdo, utilizando formatos alternativos ao Instagram e atraindo novos olhares para sua empresa.

Colete feedbacks e foque no relacionamento

Utilizar o Threads significa ter mais um canal de relacionamento com seus clientes, por isso é fundamental oferecer um atendimento ágil e eficiente, visando a coleta de feedbacks para melhoria contínua dos produtos e serviços.

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