Nossa digital transformando o seu digital

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

Confira a nova experiência generativa de pesquisa do Google

Incluída na lista das novidades mais esperadas na atualidade, a nova experiência generativa de pesquisa do Google (Search Generative Experience, ou SGE, em inglês) ainda está em fase experimental, mas promete transformar a maneira na qual interagimos com os resultados do buscador mais utilizado do mundo.

+ Métricas de marketing: como medir o sucesso das campanhas

O que é a experiência generativa do Google?

O SGE deverá ser o próximo grande passo do Google na corrida dos sistemas de inteligência artificial (IA), visando superar o seu maior rival, o já consolidado ChatGPT. A ideia é oferecer aos usuários uma experiência muito mais personalizada do que o serviço atual do Google, tentando antecipar as necessidades de quem utiliza o buscador.

A nova interface de pesquisa exibe uma resposta gerada por inteligência artificial gerada acima dos resultados tradicionais do buscador do Google. Sendo testado desde maio deste ano com usuários selecionados por meio de uma lista de espera do Google Labs, o SGE promete revolucionar a experiência com o buscador.

A resposta às consultas do usuário é delimitada logo abaixo da barra de pesquisa, recebendo um selo de “Generative AI”, sinalizando que o texto foi gerado por um sistema de inteligência artificial. 

Além disso, o buscador lista em links clicáveis todas as páginas que foram utilizadas na elaboração da resposta, permitindo ao usuário aprofundar ainda mais seu conhecimento sobre o tema buscado.

+ Identidade visual e sua importância para o marketing digital

Como funciona a experiência generativa do Google?

A nova experiência generativa do Google utiliza uma grande variedade de Modelos de Linguagem de Aprendizado de Máquina (LLMs) do Google, incluindo MUM e PaLM2. Dessa maneira, a experiência de pesquisa é treinada especificamente para identificar resultados da web de alta qualidade, que agregam às informações apresentadas na saída.

De acordo com o Google, os usuários possuem tendência a acreditar em informações apresentadas de maneira simples, fazendo com que a chamada necessidade de informação reduza o número de etapas necessárias para o pesquisador completar seu objetivo, tornando a experiência mais fluida e contínua.

Além disso, aspectos como qualidade da informação e restrições de segurança também estão sendo tratados com prioridade pelo Google, que visa transmitir respostas seguras e que não gerem desconforto ou problemas ao usuário. 

Outra vantagem, ainda segundo a empresa, é fornecer tráfego e créditos para a fonte do conteúdo, incentivando os usuários a se aprofundarem nessas fontes.

+ Comportamento de compra: a influência das motivações humanas

Restrições da experiência generativa de busca do Google

Um aspecto importante destacado pelo próprio Google é que a nova experiência generativa de pesquisa não irá fornecer respostas para tudo o que os usuários perguntarem. Segundo Liz Reid, vice-presidente de pesquisa da companhia, o Google está tentando ser cuidadoso com essa nova versão do buscador.

“Assim como nossos sistemas de classificação são projetados para não chocar ou ofender inesperadamente as pessoas com conteúdo potencialmente prejudicial, odioso ou explícito, o SGE foi projetado para não mostrar tal conteúdo em suas respostas”, explicou o Google.

Além disso, o Google também acrescentou que a nova experiência generativa de busca terá “um padrão ainda mais alto quando se trata de gerar respostas sobre certas consultas em que a qualidade da informação é extremamente importante”.

Por fim, quando existirem “dados vazios” ou “lacunas de informação” — situações nas quais os sistemas do Google possuem menor confiança em suas respostas fornecidas, o Google “pretende não gerar resposta instantânea alimentada por IA”, completa a empresa.

+ Instagram Reels: como impulsionar seu negócio!

A nova experiência generativa de pesquisa do Google não chega para substituir a pesquisa tradicional, mas com certeza irá revolucionar a forma de interação com o buscador, principalmente em áreas como o marketing de conteúdo, devido aos impactos gerados no tráfego orgânico dos sites.

Lamarca Brasil, especialistas em resultados

A Lamarca oferece todos os serviços de comunicação necessários para sua marca se destacar de verdade no meio digital: estratégias de inbound marketing para aumentar a geração de leads qualificados, campanhas de alta performance, desenvolvimento de sites, criação, redes sociais e muito mais.

+ Conheça um novo formato de campanha do Google ADS: Performance Max

Fale com nossa equipe, solicite um orçamento com a Lamarca hoje mesmo e deixe a gente cuidar do seu digital. Clique aqui para acessar nosso site e conferir mais sobre nossos serviços.

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
POSTS RECENTES