Nossa digital transformando o seu digital

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

Dicas para reforçar a segurança do seu site

Um aspecto essencial para qualquer negócio, a segurança do site é algo que não pode ser negligenciado de maneira alguma, já que as violações e ataques virtuais em sites de empresas estão se tornando cada vez mais corriqueiras.

+ Quais redes sociais devo utilizar para minha empresa?

Segundo um relatório divulgado pela Check Point Research, divisão de inteligência da Check Point Software, uma em cada 44 organizações em todo o mundo sofreu ao menos um ataque de ransonware (veja mais abaixo) por semana. 

Além disso, o estudo mostrou que, entre abril e junho de 2023, foi registrado um aumento de 8% nos ataques cibernéticos globais.

Os dados preocupantes reforçam ainda mais a importância da segurança digital para empresas e seus websites, blogs e lojas virtuais, alvos cada vez mais buscados pelos cibercriminosos.

Por isso, é preciso ter em mente que um bom site não se trata apenas de layout, navegabilidade e plugins — ele precisa ser seguro, tanto para o usuário como para a própria empresa. Mecanismos de proteção contra hackers e outras medidas de segurança são imprescindíveis na presença digital de qualquer negócio.

Os principais tipos de ataques virtuais

Ransonware

Conhecido como “sequestro” de sites, no qual o hacker ameaça apagar os dados da empresa ou reter o acesso ao site, a menos que uma quantia de resgate seja paga.

Negação de Serviço (DoS)

Utilizando bots, os hackers sobrecarregam um site com tráfego falso, para enviar solicitações e travar o servidor de hospedagem.

Phishing

Os cibercriminosos entram em contato com os clientes, fingindo fazer parte do negócio com o objetivo de fraudar informações e dados, principalmente financeiros.

Blackdoor

Funciona como uma porta de acesso não documentada, concedendo permissão de administrador por meio do computador invadido.

+ Métricas de marketing: como medir o sucesso das campanhas

Como reforçar a segurança do site

Veja a seguir dicas fundamentais para tornar seu site mais seguro e impedir ataques virtuais:

Tenha uma senha forte

Pode parecer banal, mas as senhas são uma das principais falhas de segurança que os sites possuem. Isso porque, mesmo com o cenário alarmante de ataques virtuais, as empresas insistem em manter senhas fáceis de serem descobertas, o que permite a invasão de sites, sistemas e dados.

Dessa maneira, busque criar uma senha extensa e que fuja do óbvio. Nada de sequências numéricas, datas de aniversário e nome dos filhos: o ideal é que a senha tenha, no mínimo, 15 caracteres, variando entre letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

Ative o certificado SSL

O certificado SSL (Secure Socket Layer) é um certificado padrão para sites na internet, com a função de evitar ataques e invasões de hackers e malwares. Apesar de bastante simples — inclusive, os principais serviços de hospedagem já contam com o certificado —, ativar o SSL é uma das principais maneiras de reforçar a segurança do site e dos usuários.

+ Instagram Reels: como impulsionar seu negócio!

Instale e atualize os plugins de segurança

Caso seu site tenha sido feito com um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS), é possível aprimorar a segurança com plugins que impedem ativamente as tentativas de ataques digitais. WordPress, Magento, Joomla e outros sistemas possuem diversas opções de plugins, que devem sempre ser atualizados para garantir proteção adequada aos sites.

Utilize CAPTCHA nos formulários

Os CAPTCHA (Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart) são recursos utilizados em formulários e logins, que identificam se o usuário que busca acessar o site é realmente um humano ou um bot invasor. 

Assim, utilizar os testes CAPTCHA é uma maneira eficiente de proteger contas de usuários, compras online e áreas confidenciais do site.

+ Confira dicas de como engajar e divulgar seu negócio no Instagram

Lamarca Brasil: referência em marketing digital e inbound marketing

Se você deseja impulsionar suas vendas na internet, mas ainda não sabe como ingressar no universo digital, conheça a Lamarca Brasil, agência especializada em estratégias de marketing digital e inbound marketing com base em performance e resultados.

+ Comportamento de compra: a influência das motivações humanas

Contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificados e as melhores ferramentas para transformar as estratégias digitais do seu negócio. Marque presença e destaque sua marca na web com a Lamarca: clique aqui para acessar nosso site e solicitar hoje mesmo seu orçamento. Estamos esperando você!

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
POSTS RECENTES