Nossa digital transformando o seu digital

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

Dicas para criação de conteúdo para fundo de funil

O inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, costuma dividir seus conteúdos de acordo com a fase onde os leads se encontram no funil de vendas, que por sua vez é um conceito que representa a jornada percorrida por um usuário comum até se tornar um interessado, comprador e até embaixador da sua marca.

+ Tudo o que você precisa saber sobre marketing de influência

O conceito de funil de vendas possui esse formato pois a atração e entrada de usuários (topo) sempre será maior que as conversões realizadas (fundo).

Afinal, por maior que seja um contingente de pessoas que iniciem um relacionamento com sua empresa, apenas uma parte específica irá fazer parte do grupo de clientes.

Em cada etapa do funil de vendas, o lead possui uma mentalidade diferente em relação ao que buscar – motivo que nos leva a diversificar a produção de conteúdo visando atender às necessidades específicas de cada etapa.

O que é fundo de funil?

Conhecido em inglês como Bottom of the Funnel (BoFu), o fundo de funil é uma etapa que representa a fase onde os leads estão mais próximos da tomada de decisão de compra, na qual as oportunidades de conversão se tornam mais tangíveis.

Após passarem pelos processos de atração (topo de funil) e encantamento (meio), chegou a hora dos usuários tomarem a decisão final sobre comprarem ou não a solução que está sendo oferecida pela empresa.

O fundo de funil é uma etapa primordial para a construção de um relacionamento sólido com o cliente, já que é nessa fase em que o lead adquire maior lucidez e noção sobre a empresa e o que esperar sobre o produto ou serviço em questão.

Isso garante uma maior educação do cliente, além de ser um aspecto fundamental para reduzir o número de reclamações e insatisfações no pós-venda.

Nesta etapa, é a hora de mostrar como a empresa funciona, exibir cases de sucesso de clientes, demonstrar a utilização dos produtos e serviços e focar nas vantagens que a empresa oferece frente à concorrência.

Ao contrário do topo de funil, onde oferecer diretamente o produto ou serviço é considerado equivocado, o fundo de funil é o momento ideal para trabalhar a mentalidade do lead para convencê-lo de que sua solução é a melhor opção entre todas as disponíveis.

+ Como a minha empresa pode lucrar com o Carnaval?

Como criar conteúdo para o fundo de funil

Depois de aprender mais sobre o que é o fundo de funil, veja dicas essenciais para garantir mais conversões nessa etapa por meio da criação de conteúdo específico:

Foque na solução

Ao chegar no fundo de funil, seu cliente já identificou que possui uma necessidade, por isso é hora de mostrar que sua empresa oferece a solução adequada para a mesma. 

Destaque como seu produto ou serviço pode resolver os problemas específicos do cliente, mostrando cases de sucesso e depoimentos que incentivem a conversão.

Crie conteúdo educativo e detalhado

Fornecer informações detalhadas sobre seu produto ou serviço, abordar dúvidas comuns e mostrar o valor que sua solução possui perante aos concorrentes são alguns exemplos de conteúdo de fundo de funil, que se torna primordial para aumentar as chances de realizar a venda.

Incentive a ação

Utilize botões de Call to Action (chamada para a ação, em inglês), os CTAs, que são chamadas persuasivas para que o usuário realize uma ação específica, como realizar uma compra ou contratar um serviço. 

Uma boa dica é apostar nos gatilhos mentais como urgência e escassez, que ajudam a convencer o usuário.

Personalização é a chave

Por meio de dados coletados ao longo do funil de vendas, é possível personalizar o conteúdo para cada lead, levando em consideração suas necessidades específicas. 

Assim, você poderá oferecer informações direcionadas e até mesmo ofertas pensadas para cada usuário, o que também se torna altamente benéfico para o aumento das conversões.

+ Entenda a importância dos gatilhos mentais para sua estratégia de marketing digital

Lamarca Brasil: referência em marketing digital e inbound marketing

Se você deseja impulsionar suas vendas na internet, mas ainda não sabe como ingressar no universo digital, conheça a Lamarca Brasil, agência especializada em estratégias de marketing digital e inbound marketing com base em performance e resultados.

+ Google Meu Negócio: como usar a favor da sua empresa

Contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificados e as melhores ferramentas para transformar as estratégias digitais do seu negócio. 

Marque presença e destaque sua marca na web com a Lamarca: clique aqui para acessar nosso site e solicitar hoje mesmo seu orçamento. Estamos esperando você!

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
POSTS RECENTES