Agência Lamarca Brasil – Agência Especialista em Marketing Digital e Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

Front-end e Back-end: o que são e para que servem?

Entre as diversas áreas da computação e da tecnologia, o desenvolvimento de sistemas é um campo muito importante e conta com dois principais tipos de profissionais: desenvolvedores front-end e back-end. Mas, afinal, qual a diferença entre essas duas áreas? Confira neste artigo da Lamarca tudo sobre a atuação dos desenvolvedores front-end e back-end e suas principais linguagens de programação utilizadas.

O que é front-end?

Front-end é, resumidamente, toda a parte visual de um site ou aplicativo, na qual o usuário interage diretamente. O desenvolvedor front-end é responsável por desenvolver códigos para a interface gráfica, por meio de linguagens como HTML, CSS e JavaScript, entre outras (veja mais abaixo). Além disso, são utilizadas técnicas de marcação, bibliotecas e frameworks como Angular e ReactJS.

+ Marketing de Performance: mais resultados com base em dados

É importante que o desenvolvedor front-end tenha uma noção básica de como funciona a parte back-end dos projetos, pois os códigos produzidos serão conectados diretamente a essa área.

Principais linguagens de front-end

HTML

HyperText Markup Language, o HTML, é considerada a linguagem mais importante de todas, utilizada para montar a estrutura dos elementos vistos na interface. Menus, criação de botões, textos, entradas de dados e outros: são todas aplicações da linguagem HTML, utilizada em todos os sites ao redor do mundo.

+ Por que ter uma agência de Marketing Digital para minha empresa?

CSS

Tradução para Cascading Style Sheets, a linguagem CSS é utilizada para trazer estilo às estruturas criadas com o HTML nos sites. Cores, tamanhos de fonte, alinhamento, animações e outras ferramentas de design são incorporadas por meio dos códigos CSS, tornando a aparência do site mais atrativa.

JavaScript

Por conta de sua enorme versatilidade, o JavaScript é outra linguagem incluída no grupo das mais utilizadas no mundo, inclusive pela maioria dos frameworks e bibliotecas do mercado na web. Por meio desta linguagem, os desenvolvedores front-end são capazes de criar animações ainda mais complexas do que com CSS, trazendo ainda mais destaques visuais ao site.

O que é back-end?

O back-end, por sua vez, é tudo que se relaciona com o que está por trás das aplicações criadas, ou seja, o que fornece estrutura e apoio às ações do usuário. O desenvolvedor front-end é responsável por implementar arquiteturas robustas para comunicação efetiva com o banco de dados e também pela segurança das informações dos usuários.

Estes profissionais são mais próximos de conceitos como a análise de dados, machine learning e big data, que ajudam o desenvolvedor a implementar ferramentas e operações como postagens, filtros, exclusões, verificações de segurança, validações, entre outras.

+ Autenticação de dois fatores: sua segurança digital!

Principais linguagens de back-end

PHP

PHP é uma linguagem de programação script bastante utilizada em sites na internet e aplicações de diversos tamanhos, desde pequenos portais empresariais até grandes instituições como Facebook e Wikipedia, por exemplo. Podendo ser utilizada na maioria dos sistemas operacionais, é muito versátil e simplificada.

C#

Presente em grande maioria das tecnologias da Microsoft, a linguagem C# é moderna, escalável e com ótima documentação. Considerada uma das linguagens mais utilizadas no mundo, a C# permite ao desenvolvedor trabalhar com aplicações desktop até serviços web e aplicativos móveis, por meio da plataforma Xamarin.

+ Saiba a importância do blog para o seu negócio e os principais benefícios

Java

Linguagem multiplataforma, porém mais utilizada no back-end, a Java pode ser aplicada em projetos desktop, mobile e até mesmo IoT (Internet of Things). É considerada a linguagem “universal” da programação: atualmente, são mais de três milhões de projetos mundo afora estruturados com Java.

Ruby

Com uma sintaxe limpa e fácil de se trabalhar, a linguagem Ruby também é multiplataforma e pode ser utilizada em vários sistemas operacionais. A Ruby conta com a ferramenta Rails, um excelente framework de código aberto para desenvolvimento de aplicações web.

+ LinkedIn no marketing digital: como alavancar seus leads com essa rede profissional

Python

Criada em 1991, a linguagem Python tem como foco a legibilidade e a produtividade. É bastante fácil de ser aprendida e, exatamente por isso, é a primeira linguagem a ser ensinada para programadores iniciantes.

Crie seu site com a Lamarca Brasil!

+ Como funciona o desenvolvimento de sites? Descubra agora!

Oferecemos as melhores soluções web para sua empresa se destacar e vender mais na internet, com projetos únicos e desenvolvidos por especialistas em sites empresariais. Clique aqui para acessar o site da Lamarca e solicite agora mesmo seu orçamento conosco.

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
FORMULATIO DE CONTATO
POSTS RECENTES