As campanhas de AdWords, hoje chamado Google Ads, compreendem os anúncios que podem ser feitos para o Google e sua rede de sites parceiros. Elas precisam fazer parte de suas estratégias de Marketing Digital. Na página tradicional de pesquisa, esses resultados pagos aparecem geralmente no topo da página. A ordem na qual aparecerão — e se serão exibidos — dependerá de uma série de fatores. Falaremos sobre alguns deles neste conteúdo.
Isso quer dizer que, quando seu consumidor pesquisar, se você tiver uma campanha otimizada para a palavra-chave utilizada, seu produto aparecerá com mais destaque do que os resultados orgânicos. O pagamento é por clique.
Para saber como fazer uma boa campanha e entender os fatores que tornam um anúncio qualificado, leia este artigo até o final! Vamos falar sobre as campanhas do Google Ads e como você poderá ter melhores resultados.
Como montar as campanhas de AdWords?
As campanhas de AdWords são um um processo tecnicamente fácil, mas que requer estratégia e atenção de quem as está elaborando. É preciso escolher as palavras-chave que estão mais relacionadas ao seu negócio e organizar os elementos dentro de diversas seções estabelecidas na plataforma do Google Ads. São elas:
Campanhas
É onde deve configurar o seu orçamento diário e o tipo de meta que deseja alcançar: vendas, geração de leads, aumento do tráfego etc. Você também deve escolher o tipo de campanha: pesquisa ou rede de display.
Grupo de anúncios
Aqui se define quanto deseja pagar por clique (CPC) para cada palavra-chave e também quais serão as palavras-chave de cada grupo. Dentro do grupo de anúncios você cria todos os anúncios para um determinado conjunto de palavras-chave.
Palavras-chave
As palavras-chave são os termos pesquisados pelos usuários na internet. Nesta seção do Google Ads, você deve escolher quais serão as palavras-chave que referenciarão os seus anúncios. Então, escolha suas palavras chaves de forma estratégica, considerando as mais relevantes para seu negócio, com todas as combinações possíveis, de forma a aumentar as chances do seu anúncio ser exibido.
As campanhas do Google Ads precisam ser analisadas diariamente, para que sejam identificadas oportunidades de melhoria. Checagem do orçamento e controle de resultados frequentes também são fundamentais.
Como potencializar meus anúncios?
Estratégias de Inbound Marketing deixam sua marca e domínio mais fortes, podendo ajudar no índice de qualidade do seu site. A ferramenta Google Ads também disponibiliza alguns recursos para otimizar os seus resultados conforme sua meta.
Explicamos as ferramentas mais importantes a seguir:
Extensões
É onde você acrescenta mais informações em seu anúncio. Você pode acrescentar endereço, telefone, submenus do site (promoções, ofertas, etc.). As extensões aumentam a visibilidade dos seus anúncios, além de proporcionar informações adicionais sobre sua empresa e serviços.
Palavras-chave negativas
Algumas palavras-chaves podem não ser relevantes para o serviço ou produto que você oferece. Incluir esses termos como palavra-chave negativa impedirá a exibição do anúncio quando essa palavra for digitada. Por exemplo, ao excluir a palavra-chave negativa “grátis”, evitará ter cliques de usuários que não têm interesse em comprar.
Remarketing
O remarketing permite exibir anúncios na rede de display do Google para usuários que já tenham acessado sua página, mas que não fizeram uma determinada ação (ou seja, que não converteram). O objetivo é aumentar a visibilidade da sua marca e resgatar contatos que possam ainda estar interessados em seu serviço ou produto.
Como saber se as campanhas estão performando bem?
Para isso, é preciso relacionar o investimento com os resultados proporcionados pela campanha, de preferência diariamente. Quando observar que está gastando a mais do que planejava ou que seu retorno é baixo, analise oportunidades dentro da campanha. Caso o resultado esteja acima do esperado, verifique a possibilidade de diminuir algum lance ou ajustar o prazo da campanha, podendo realocar esse recurso.
Para finalizar, é importante reforçar que para ter um bom desempenho das campanhas de AdWords, é preciso estratégia, acompanhamento e um bom conhecimento do mercado, pois é necessário relacionar os resultados com o contexto do seu negócio. Também é fundamental verificar constantemente a relevância das métricas utilizadas em relação ao seu segmento e objetivos.
Como estamos falando de investimento, é preciso bastante cautela e expertise na hora de investir em campanhas do Google Ads. Se precisa de ajuda, contate-nos!