Agência Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

Funciona de verdade! 3 benefícios visíveis do Inbound Marketing

Não é preciso ser um grande guru do marketing para saber que grande parte das compras começa com uma pesquisa na internet. Isso significa os consumidores estão cada vez mais bem informados e exigentes sobre o que desejam.

É justamente diante desse contexto que o Inbound Marketing ganha popularidade entre empresários e profissionais da área. Este post nasce, então, para ajudar você a entender essa metodologia e quais os benefícios do Inbound Marketing para o seu negócio. Confira!

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é uma metodologia de marketing digital que se baseia na criação e no compartilhamento de conteúdo relevante para o público-alvo da empresa. Seu objetivo é atrair a atenção das pessoas para aproximá-las da marca, para que seja possível construir um relacionamento com esses leads antes de vender a eles.

Ao contrário do marketing “tradicional”, que interrompe o usuário com inserções de mídia e publicidade, o Inbound Marketing se utiliza da permissão dele, já que, neste caso, é a pessoa quem acessa os conteúdos e autoriza que a empresa se comunique com ele.

Como funciona?

O método se divide em quatro etapas, desde o primeiro contato do prospect com a empresa até o pós-venda. São elas: atração, conversão, fechamento e encantamento.

Na primeira etapa o objetivo é apenas chamar a atenção do usuário para o site da empresa, de forma que ele a conheça, compreenda o que faz e de que forma pode ser útil.

Na segunda etapa, há a conversão do visitante em um lead. A partir daí cabe à empresa nutrir essa pessoa com conteúdo útil, de maneira que ela seja convencida a se tornar um cliente efetivo.

O terceiro momento é a etapa onde já houve a qualificação do lead, e ele já está apto a um discurso de venda mais direto. É evidente, sempre com foco na solução da sua necessidade, pois foi esse foco que fez com que a pessoa se tornasse um lead, em princípio.

Por fim, a última etapa, do encantamento — ou pós-venda —, quando é necessário um esforço para garantir a satisfação do cliente e uma experiência altamente satisfatória. É isso o que vai fazer esse cliente indicar a empresa para outros.

3 benefícios do Inbound Marketing para sua empresa

1. Oferece um melhor custo-benefício

Dentre os benefícios do Inbound Marketing, o primeiro, naturalmente, é aquele que chama mais atenção. Afinal de contas, ele lida diretamente com uma relação essencial para qualquer empresa. 

Como é uma metodologia que envolve menos investimento em mídia e a qualificação do lead com marketing de conteúdo antes do contato de um vendedor, o processo de vendas se torna muito mais barato. Ao mesmo tempo ele é bem mais eficiente, pois dificilmente se verá um vendedor tendo que gastar esforço com pessoas que não estão aptas a comprar.

2. Aproxima os clientes da empresa

Por ser um método que pressupõe a oferta de conteúdos que ajudam os prospects na prática, o Inbound Marketing tem a vantagem de aproximar muito mais a marca do seu público.

Como não há o trabalho de tentar “empurrar” um produto ou serviço — como é o caso da publicidade convencional — cria-se entre marca e consumidor uma relação de confiança. A partir daí nasce um relacionamento onde a empresa é focada na solução dos problemas do seu cliente, o que aumenta muito as suas chances de persuasão e venda.

3. Permite uma melhor segmentação do público-alvo

Como o Inbound Marketing se baseia na produção e distribuição de conteúdo útil, baseado em problemas reais das pessoas, torna-se muito mais fácil acertar na segmentação do público que se deseja atingir.

Isso porque em vez de chamar a atenção de qualquer pessoa, o conteúdo focado no Inbound Marketing vai apenas atrair quem tem potencial para uma compra futura.

Esses são apenas 3, dos diversos benefícios do Inbound Marketing para a sua empresa, e por meio deles, já foi possível perceber o tamanho do impacto que esse investimento pode gerar no seu negócio.

No entanto, nada disso adianta se não houver um bom plano. Por isso, continue navegando em nosso blog e aprenda também como montar um planejamento de marketing digital realmente efetivo!

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
POSTS RECENTES