O comportamento do consumidor sempre foi um assunto que gerou muito interesse e preocupação dos gestores. E diante de um cenário de avanço nas novas tecnologias, a relação entre clientes e marcas tem passado por diversas transformações, que impactam diretamente no desempenho das empresas.

Quer saber mais sobre o assunto? Descubra como é o comportamento do consumidor online e como isso afeta a sua empresa!

Os fatores de influência

Na hora de adquirir um produto ou contratar um serviço, existem diversos fatores que interferem, em maior ou menor proporção, na decisão de todos os consumidores, influenciando-os a comprar ou não.

Existem quatro fatores principais (culturais, sociais, pessoais e psicológicos) que se dividem em subcategorias como classe social, idade, estágio do ciclo de vida, motivação, estilo de vida e grupos de referência. Esses aspectos podem ser decisivos nesse processo e merecem atenção especial dos gestores e especialistas na área.

O papel da tecnologia

A internet e as novas tecnologias vêm mudando drasticamente a forma de consumo e relacionamento entre as pessoas e as marcas. O marketing digital surgiu com um novo método de atração de clientes e tem apresentado resultados surpreendentes. Com isso, as empresas precisam se adaptar constantemente para atender as nossas demandas e criar ações de atração e venda efetivos.

Não importa qual seja o formato ou tecnologia usada na sua estratégia. O importante é estar cada vez mais próximo do seu público-alvo, identificando as suas necessidades e criando formas eficientes de suprir os seus desejos. Além disso, é importante ter consciência que a integração, flexibilidade e interatividade das suas ações são fundamentais para o sucesso.

As principais tendências comportamentais

A essa altura, você já deve ter percebido a importância de entender o comportamento do consumidor, não é mesmo? Mas você sabia que é possível interferir nesse processo? Ao aderir às tendências comportamentais você gera mais valor para a sua marca, atraindo um público que realmente se identifique com os seus objetivos. Confira abaixo!

Transparência

Ao apostar na transparência na comunicação e relacionamento com os clientes, as empresas evitam desconfianças, engajam o consumidor e transmitem ainda mais credibilidade para as suas marcas.

Tecnologia

Com o avanço da tecnologia, que vem dominando o cotidiano dos consumidores, os sites devem ser responsivos e adaptáveis para qualquer tipo de mídia. O número de compras feito por meio de dispositivos móveis é cada vez maior. Os usuários esperam facilidade e praticidade na hora de consumir.

Ativismo

O ativismo seja político, social ou ambiental é a principal tendência do momento e tem contribuído para humanizar ainda mais as empresas. Em alguns casos, transformando-as em verdadeiras militantes.

Ao apostar em campanhas, processos produtivos e posicionamentos que levem em conta a diversidade, acessibilidade e preservação, as empresas criam uma maior identificação com o seu público, engajando e criando defensores da marca.

Agora que você já sabe tudo sobre o comportamento do consumidor online, que tal usar estas informações a favor do seu negócio? Com dicas e ações simples é possível interferir positivamente no processo de compra do seu possível cliente, gerando resultados de vendas ainda melhores.

Este conteúdo foi útil? Compartilhe em suas redes sociais e mostre que você está por dentro das principais tendências sobre comportamento do consumidor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>