(Tempo de leitura: 2 minutos)

O mercado de vendas pela internet não para de crescer! Para se ter uma ideia, a expectativa é de que o setor de e-commerce fature quase R$ 80 bilhões em 2019 —, 16% a mais do que em 2018.

Além do cenário positivo, abrir uma loja virtual tende a ser mais barato para o empreendedor. Inclusive, as vendas podem ser feitas em qualquer dia e horário e o negócio pode ser encontrado com mais facilidade pelo consumidor, se forem utilizadas as estratégias certas.

A seguir, vamos apresentar 4 dicas de como vender pela internet. Continue a leitura para conferir!

1. Considere os objetivos do usuário 

Basicamente, a experiência do usuário consiste no que uma pessoa sente ao interagir/usar determinada marca, produto ou, como nesse caso, um site. 

Por isso, antes de qualquer coisa, é necessário entender o que os usuários estão buscando no seu site. No caso de uma loja virtual, o objetivo principal é a compra. Sendo assim, é importante se colocar no lugar do cliente, avaliando os aspectos de usabilidade que são importantes para ele nesse momento, como: 

  • velocidade da página;
  • informações claras e visíveis;
  • site responsivo;
  • imagens de qualidade. 

2. Crie fluxos de navegação e relacionamento

Digamos que o usuário passou por todas as etapas de venda e, finalmente, realizou a compra. Depois da conversão, é essencial que exista uma continuidade nessa relação. 

Nesse caso, poderia ser uma página de agradecimento e o envio de um e-mail confirmando as informações do pedido, já sugerindo alguns posts do seu blog que tenham relação com a compra, por exemplo. 

É fundamental também pensar em estratégias para o pós-venda a fim de aumentar as chances de fidelização do cliente. O uso do e-mail marketing é uma boa dica! Com a ferramenta, é possível enviar conteúdos, cupons de descontos e avisar sobre as novidades e promoções.

3. Planeje as entregas 

Outra questão essencial nesse processo é pensar em como serão realizadas as entregas. Há duas opções mais utilizadas: transportadora ou Correios.

Para fazer sua escolha, é preciso considerar o tamanho da empresa, a quantidade de vendas, as regiões que serão atendidas etc.  

Para pequenas e médias empresas, por exemplo, os Correios podem ser mais interessantes e, inclusive, oferecem um serviço exclusivo para quem vende pela internet.

4. Invista em marketing digital 

Para atrair clientes para a sua loja virtual, é imprescindível a divulgação da marca. Nesse sentido, o marketing digital tem sido considerado uma das melhores opções. Isso porque, além de ter um custo bem mais baixo se comparado com os veículos tradicionais (como o rádio e a televisão), geralmente apresenta melhores resultados, já que as ações podem ser segmentadas de acordo com o público que você deseja atingir. 

E o melhor é que existem diversas formas de divulgação: inbound marketing, anúncios pagos, redes sociais, otimização do site (SEO), entre outras. 

Como você viu, o mercado de vendas pela internet é promissor. No entanto, é preciso dispor de um bom planejamento e das estratégias certas para desbancar a concorrência e atrair mais clientes. Portanto, fique atento às nossas dicas e “mãos à obra”! 

Ficou com alguma dúvida sobre como vender pela internet? Faça sua pergunta nos comentários abaixo!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>