Agência Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

Confira 3 exemplos de pós-venda e como eles contribuem com a marca!

Depois que sua empresa fechou uma venda e conquistou um novo cliente é importante lembrar que o seu trabalho não acabou. Você sabia que conquistar um novo cliente custa 5 a 7 vezes mais do que manter um atual? Por isso estamos aqui para falar dos benefícios que seu empreendimento tem ao manter o relacionamento após a compra, além mostrar 3 exemplos de pós-venda para colocar em prática. Vamos lá!

O que é o pós-venda?

O pós-venda pode ser definido como o atendimento recebido pelo cliente após a venda de um produto e/ou serviço. Porém, essa definição pode ir além. Toda forma de relacionamento com o consumidor após a compra que vise, a partir de um atendimento de qualidade, manter o foco em suprir necessidades e fidelizar o cliente, faz parte desta estratégia.

Quais os benefícios para a empresa?

Em sua maioria, empresas elaboram estratégias de marketing digital voltadas para conquistar novos consumidores. Porém, é fato que manter um cliente é mais barato do que conquistar um novo. Por isso, é importante que em seu planejamento de marketing ações voltadas para a fidelização e engajamento estejam contempladas.

Lembre-se de que clientes satisfeitos, além de estarem dispostos a fazer novas compras, tornam-se promotores da sua marca. Logo, tenha em seu escopo de marketing digital, ações para conhecer melhor, entender as novas necessidades e extrair informações que contribuam para a eficiência do marketing, desde a atração até a fidelização e retenção.

Separamos 3 exemplos de pós-venda que são fáceis de serem colocados em prática, para que você mantenha seus clientes sempre engajados com sua marca.

1. Follow-up

O princípio do follow-up é manter-se presente na vida do seu cliente. Mandar um e-mail perguntando se está tudo bem, enviar informações relevantes ou até mesmo ofertas de produtos relacionados ao que ele comprou, demonstra que ele não está esquecido. Sua empresa e o cliente devem estar sempre na mesma direção. 

Por exemplo, se ele acabou de fechar uma compra, pergunte como foi a experiência. Mostre que, mesmo após o pagamento efetuado, você se preocupa com os sentimentos dele.

2. Pesquisa de satisfação

Você tem certeza que seus clientes estão satisfeitos com seu negócio? Se todos os contatos que teve foram positivos? Se não, a pesquisa de satisfação é um dos exemplos de pós-venda que você deve incluir no seu planejamento estratégico de marketing. 

Por exemplo, envie um e-mail perguntando “de 0 a 10, o quanto ele indicaria a sua empresa para um amigo?” Esta métrica, chamada NPS (Net Promoter Score), traz indicativos de quantos promotores e detratores da sua marca existem entre os seus clientes.

3. Customer Success

Um dos melhores exemplos de pós-venda é o Customer Success. Quando sua organização define o sucesso do cliente (tradução literal) como objetivo, mostra que possui uma preocupação genuína, e que está disposta a contribuir para que o consumidor obtenha o melhor do produto ou serviço adquirido. 

Além de garantir a fidelização, fica muito mais simples identificar novas necessidades do consumidor, além de oportunidades de melhoria do seu produto e/ou serviço. Quem melhor que o próprio consumidor para  dizer o que está bom e onde é preciso melhorar?

Esses são apenas alguns exemplos de pós-venda que sua empresa pode aplicar. Por isso, não se esqueça de que suas estratégias de marketing digital devem abranger ações de atração e retenção. Conheça mais seus clientes, mantenha-os próximos e conquiste a lealdade e fidelidade de cada um. 

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do marketing digital!

 

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
POSTS RECENTES