Agência Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

Tire aqui suas dúvidas sobre como vender pelo Instagram

Se sua empresa está buscando ser mais competitiva no mercado e aumentar o seu volume de vendas, temos uma pergunta a fazer: você sabe como vender pelo Instagram? Esta rede social está se tornando uma excelente ferramenta de vendas. Além de ganhar cada vez mais destaque nas estratégias de marketing das pequenas e grandes empresas.

Neste post vamos mostrar porque o Instagram é uma ferramenta de vendas eficiente para sua empresa, tirar dúvidas e  dar dicas práticas para personalizar suas estratégias e operacionalizá-las.

O Instagram nas estratégias de vendas

Está claro que o Instagram não é mais somente uma rede social de uso pessoal. Agora, tornou-se uma plataforma global permitindo que as marcas humanizem seus conteúdos, exibam produtos e inspirem seu público. No cenário de mídias sociais em constante evolução, o Instagram possui um incrível potencial de negócio para as empresas. Com recursos como Stories, opções de anúncios para marcas e um estilo de publicação mais visual, a rede deve fazer parte do escopo do seu plano de marketing. 

Segundo o Instagram, mais de 80% dos seus 800 milhões de usuários seguem em torno de 25 milhões de contas comerciais. Desses usuários, 25% visitam perfis de negócios diariamente. Além disso, os resultados das pesquisas indicaram que duas de cada  três visitas a perfis comerciais são de pessoas que não seguem o perfil da empresa.

Ou seja, o céu é o limite quando se trata de atrair novos seguidores para torná-los clientes. Por isso, seu empreendimento não pode deixar esta oportunidade passar. Entender como vender pelo Instagram deve estar no seu planejamento! Vamos lá?

Dicas práticas sobre como vender pelo Instagram

Personalize sua estratégia e conteúdo

O que vender?

Certo que o Instagram é uma ferramenta que foi criada para a publicação de fotos e vídeos. Por isso, produtos que tenham maior apelo visual, como moda e decoração, por exemplo, são mais adequados para serem vendidos por esta rede. O ponto de partida para saber o que divulgar e vender por meio da plataforma é definir qual público você deseja alcançar.

Roupas, alimentos, acessórios, eletrônicos, produtos decorativos, artesanatos, cursos online, bebidas e ingressos são exemplos de produtos vistos com frequência à venda pelo Instagram.

Como fazer seu perfil ser visto?

O primeiro passo para vender no Instagram é ter um perfil comercial. A seguir, é deixá-lo atraente. Na imagem de perfil use o logo da sua marca ou uma imagem que defina a sua empresa. Não se esqueça da sua BIO. Pense muito bem naquelas pequenas linhas que descreveram para seus visitantes sua proposta de valor. Não se esqueça de colocar o endereço para seu site ou e-commerce; lembre-se que este é o único lugar do Instagram que permite links.

Depois é só estruturar as publicações. Crie conteúdos relevantes para o público que você selecionou. Mas nada de ficar postando somente produtos, ofertas e promoções. Apresente também informações que são importantes para sua audiência e que agregam valor ao produto que você está vendendo.

Como gerar engajamento?

Engajamento é o mesmo que encantar os clientes. Aqueles que estão no Instagram precisam ser fisgados de forma rápida, antes que rolem a tela mais um pouco e sua postagem não seja mais vista. 

Por isso, capriche nas fotos. Use e abuse de ferramentas para torná-las atraentes. Use vídeos também; afinal eles são capazes de contar pequenas histórias e entreter seu visitante por mais tempo. Complemente suas postagens usando as hashtags referentes à publicação. Elas atraem pessoas com interesses relacionados. Mas nada de abusar na quantidade! Não se esqueça dos stories. Eles são muito úteis para se montar uma história rápida, divertida e que leve a pessoa a realizar uma ação no final.

Qual a frequência de postagens?

Aqui a resposta é padrão: depende. Analise bem como é o engajamento do seu público no Instagram. Saiba quais são os dias e horários que eles estão presentes no aplicativo e se organize para utilizar esse momento para fazer suas postagens. Não adianta realizar várias publicações em um único momento para estimular a venda pelo Instagram. Além de perder conteúdo, que poderia ser divulgado posteriormente, você pode estar afastando mais do que atraindo os consumidores.

Operacionalize suas vendas

Porque é importante ter um perfil comercial?

Você confiaria em um perfil que não apresenta sinais de ser uma loja virtual real? Muito provável que sua resposta seja negativa. Por isso o perfil comercial é tão importante. Ele demonstra autoridade, além de facilitar a operacionalização da sua loja. Com ele, você pode adicionar a guia “Comprar” na sua publicação, tornando sua loja mais responsiva e garantindo uma melhor experiência do usuário.

Como realizar vendas com o app?

Com o perfil comercial do Instagram criado e produtos de acordo com as políticas comerciais da rede social  é possível começar a vender. Para isso, basta fazer publicações dos seus produtos e taggear os itens comercializáveis, da mesma forma que você marca amigos no seu perfil pessoal.

Você pode, por exemplo, clicar em cima de um sapato e inserir uma descrição e o preço do item. O ícone de uma sacola aparecerá na postagem e a pessoa, ao clicar, será redirecionada para a seu e-commerce.

Como direcionar o público para seu site?

Você notou que criar uma publicação para realizar a venda é um processo realmente simples. Mas se as configurações não estiverem corretas e por um acaso o link inserido no sapato que sua empresa está vendendo redirecionar o usuário para a home do seu e-commerce, provavelmente a experiência gerada não será boa. Então atenção na hora de incluir os links para direcionar o público para a página certa do seu site.

Como vender pelo Instagram se tornou um meio muito utilizado por grandes e pequenas empresas, é importante não ficar para trás nesta corrida. Ter a garantia de que suas estratégias e conteúdos estão alinhados com a operacionalização da ferramenta para gerar fãs, seguidores e consequentemente vendas é importante.

Siga-nos no Facebook, Instagram e Linkedin e fique por dentro sobre como sua empresa pode ter uma estrutura de marketing digital que aumente suas oportunidades de negócio.

 

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
POSTS RECENTES