(Tempo de leitura: 5 minutos)

O uso sempre crescente da internet não trouxe apenas um novo perfil de consumidor — mais conectado, consciente e exigente — como também uma estratégia mais eficaz de marketing. Como no marketing digital é possível medir praticamente tudo, surgiu o marketing de performance, uma inteligência para oferecer os melhores resultados para o seu negócio.

Descubra como implementar essa técnica no planejamento estratégico da sua empresa. Ofereça essa solução para que todos foquem nas suas metas de marketing e vocês consigam alcançá-las. Neste artigo você ainda confere quais são os tipos de marketing, que métricas são relevantes para o seu negócio ou apenas vaidade. Boa leitura!

O que é marketing de performance?

Marketing de performance é uma estratégia com foco nos resultados. Para isso, são usados indicadores de performance que monitoram e analisam o desempenho da sua publicidade online. Essa técnica permite que você otimize seu ROI (retorno sobre investimento), pois saberá quais são as campanhas que atingem seu objetivo e com o melhor custo.

Por isso, uma das informações mais importante nessa estratégia, é saber se a sua audiência é impactada positivamente com o anúncio. Isso significa que, se o foco é branding, por exemplo, mesmo que cada venda realizada seja comemorada, o objetivo principal será a interação do público com a marca.

Tipos de marketing de performance

Se você já desenvolveu alguma estratégia de marketing, deve saber como as metas são diferentes e que o acompanhamento será diferente para cada situação. Para garantir o sucesso desse tipo de marketing, ele se divide em 5 formatos diferentes:

  1. impressões: é o primeiro passo da campanha, ter uma impressão significa que o anúncio foi apresentado para alguém. Essa métrica é muito importante para entender se você está conseguindo chegar no seu público. Entretanto, isso não significa que o impacto desejado foi alcançado.
  2. cliques: a taxa de clique é quando o usuário vê o seu anúncio e clica nele. Ela é muito importante para indicar que a publicidade é atraente e está gerando interação.
  3. engajamento: o comportamento do consumidor mostra que ele está muito mais propenso a consumir, principalmente se conhecer e criar identidade com a marca. O marketing de performance voltado para engajamento está focado em métricas, como comentários e compartilhamentos.
  4. leads: como o funil de vendas é uma das técnicas mais poderosas para conduzir a sua audiência pela jornada dos clientes, capturar os contatos do seu prospect é fundamental para estreitar o relacionamento e fechar negócio.
  5. vendas: apesar de existirem muitos objetivos de marketing, a principal finalidade é gerar receita para a empresa. Portanto, criar campanhas com foco na conversão também é um tipo recorrente (e um dos principais) do marketing de performance.

Quais métricas de marketing otimizam a performance?

As principais métricas para entender se o seu plano está alcançando o desempenho ideal são:

  • ROI (retorno sobre investimento): indica se a ação teve lucro ou prejuízo, além de apresentar essa proporção. Ou seja, para cada Real investido, quanto seu negócio conseguiu de retorno;
  • CAC (custo de aquisição por cliente): toda campanha, até atingir o seu objetivo, impacta muito mais pessoas do que aquelas que realmente terão a ação esperada. O CAC aponta quanto é preciso aplicar para conseguir um novo cliente;
  • LTV (valor do tempo de vida do cliente): calcula o quanto um cliente gasta, em média, durante seu período de relacionamento com a marca. Serve principalmente para o modelo de pagamento recorrente, mas também é importante para outros tipos de negócio onde é comum que o consumidor compre novamente da empresa;
  • Ticket médio: valor médio que o cliente gasta por compra.

Por que métricas de vaidade atrapalham o negócio?

Talvez você já tenha ouvido falar que as curtidas nas redes sociais são métricas de vaidade, ou seja, não indicam os resultados do negócio. Afinal, quais seriam as métricas relevantes para que as suas campanhas tenham bons resultados? Para descobrir isso, você deverá orientar a escolha dos dados de acordo com seu objetivo de marketing.

Por exemplo: uma empresa com uma campanha focada em vendas escolherá KPIs como a taxa de conversão, follow-up (contatos necessários até o fechamento da compra), ram-up (tempo da equipe de vendas gasto com o atendimento), taxa de churn (perda de clientes). Já uma marca que esteja desenvolvendo um projeto de branding se importará com a taxa de lembrança da marca, engajamento, interação, menções da marca nas redes sociais e uso de hashtags.

Como otimizar seu marketing de performance?

Na prática, essa estratégia consiste em implementar os recursos que ajudam a melhorar cada real investido na sua publicidade online (como anúncios no Google Ads e Facebook Ads), proporcionando resultados efetivos. Para isso, existem alguns truques. Veja as principais dicas que temos para um marketing de performance!

Segmentação

O primeiro passo para melhorar suas campanhas é entender quem é a sua persona. Quanto mais você souber sobre o perfil de quem realmente compra e usa seu mix de produtos e serviços, mais direcionada deve ser a comunicação. Além disso, é possível criar um recorte mais detalhado sobre o público que você deseja atingir.

Testes A/B

Você já montou um anúncio e ficou na dúvida sobre a cor do botão, a imagem usada e até mesmo o texto da chamada? Com os testes A/B oferecidos por algumas plataformas de anúncios digitais, você cria várias opções para uma mesma propaganda e aquela que tiver melhor desempenho se torna a versão oficial.

Tráfego

Atrair novos visitantes para o site significa ter novas possibilidades de negócio, não é mesmo? Então, é muito importante rastrear as fontes de onde está vindo o seu tráfego. Dessa forma, você descobre as técnicas que estão levando as pessoas certas para as suas páginas.

Relevância

Associar essa estratégia com outras técnicas, como o inbound marketing, além de potencializar seus resultados gera valor para a audiência. Assim, o leitor percebe que as páginas de destino são relevantes ao interesse.

Como você conferiu, o marketing de performance é um excelente recurso para desenvolver campanhas de sucesso e ainda acompanhar o desempenho dos anúncios. Selecionando as métricas de marketing mais relevantes ao objetivo você corrige possíveis falhas e aproveita oportunidades.

Se você gostou deste texto, aproveite para compartilhar o que você espera quando cria uma campanha focada no marketing de performance. Vamos gostar muito de ver seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>