Tempo de leitura: 3 minutos

Os hábitos dos consumidores mudaram completamente na era digital. Por causa disso, as empresas precisaram inovar o modo como se relacionam com o seu público, para alavancar vendas. Contudo, algumas estratégias já bem conhecidas ainda são utilizadas, mas de uma forma diferente e com um nome específico: outbound marketing.

Essa metodologia reúne ações voltadas para conseguir clientes via telefone, outdoor, spot, malas diretas, entre outras. Por ser uma estratégia de alto impacto, os resultados geralmente são conquistados em curto prazo, pois as decisões são tomadas mais rapidamente com a abordagem mais direta.

Quer saber como alavancar as vendas com o outbound marketing? Então, continue a leitura para conferir as nossas dicas!

Crie uma lista sólida

Assim como em qualquer outra estratégia de marketing, no outbound também é fundamental que você conheça muito bem o seu público. Isto é, crie uma persona — personagem fictício do seu cliente ideal — para entendê-lo profundamente.

Com todas as informações importantes em mãos, o próximo passo é criar uma lista sólida com os seus potenciais clientes, ou seja, aqueles que de alguma forma mostraram interesse pelo seu produto e/ou serviço.

O ideal é separar várias listas de contatos para trabalhar cada objetivo das campanhas,  levando em conta também em qual etapa o lead está na jornada de compra. Por exemplo: lista para eventos, lista para pesquisas, lista para fechamento de compra etc..

Prepare a equipe

Sua equipe deve estar preparada para guiar o consumidor até o fechamento do negócio. Por isso, eles também precisam conhecer muito bem a persona para oferecer informações e propostas úteis, conforme as necessidades do cliente. Além disso, é preciso que os treinamentos foquem nas estratégias e no alcance dos objetivos delineados pela empresa naquele período.

Tenha atenção, também, ao contratar o seu time. Opte por vendedores, por exemplo, que demonstrem ter o tipo de abordagem relacionada com o segmento do seu negócio. Lembre-se de que isso faz toda a diferença na hora do atendimento!

Escolha as ferramentas certas

De nada adianta ter uma equipe preparada, se o processo é desorganizado. Nesse sentido, as ferramentas de gestão são uma excelente alternativa para otimizar o tempo, aumentar a produtividade e direcionar as estratégias, de forma que elas sejam ainda mais assertivas.

Uma boa opção são os sistemas de CRM, que permitem organizar todas as informações importantes dos leads em um só local. Com isso, a equipe de marketing e vendas pode ter uma visão geral dos clientes e potenciais clientes, o que abrange: telefone, e-mail, materiais baixados e até mesmo os contatos já realizados com a empresa.

Identifique as melhores estratégias

Depois da teoria, é hora de colocar tudo em prática. Com uma equipe preparada e as informações dos seus leads organizadas, fica muito mais fácil identificar quais ações são mais interessantes para o seu público.

De acordo com a etapa da jornada de compra que o seu lead está, o melhor pode ser investir em ações mais diretas, como a prospecção ativa pelo telefone. Ou, dependendo do perfil do seu público, pode ser que estratégias menos “agressivas”, como outdoors e malas diretas, sejam mais eficientes.

Também é válido alinhar as estratégias de outbound com o inbound marketing. Assim, a prospecção pode iniciar com o trabalho de SEO e produção de conteúdo — para ter um primeiro contato e obter informações importantes sobre o lead — e, depois, partir para as ações mais diretas relacionadas ao outbound.

Para quem não tem muito conhecimento acerca do assunto e não sabe por onde começar, uma boa alternativa é contar com uma agência especializada, que poderá implementar as melhores práticas e estratégias de marketing para alavancar as vendas da sua empresa!

Agora, que tal ficar por dentro de outra estratégia que pode fazer a diferença no seu negócio? Descubra como aumentar as vendas com marketing digital!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>