Agência Lamarca Brasil – Agência Especialista em Marketing Digital e Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

9 dicas para estimular a criatividade e dar adeus ao bloqueio criativo

Você é daqueles que pensa melhor no banho? Ou que tem insights enquanto lava a louça? Essas tarefas são coisas simples que mexem com a nossa capacidade cognitiva, aguçando a nossa imaginação para ideias que muitas vezes são dominadas por distrações, como o celular, a televisão, entre outros. Atualmente muito se fala sobre profissionais criativos, mas como ativar a criatividade para tornar os nossos projetos mais disruptivos? Primeiro, precisamos entender o que é criatividade e como estimular gatilhos mentais – como o banho – para que o nosso cérebro pense mais e melhor.

+ 5 dicas para produzir conteúdos e campanhas interativas

O que é criatividade?

A criatividade pode ser definida de muitas formas. De maneira geral, pode-se dizer que criatividade é uma maneira inovadora de conduzir projetos e ideias. Normalmente, é mais aguçada em pessoas curiosas, com sensibilidade para perceber situações de forma diferentes dos demais. Mas não se preocupe: a criatividade pode ser desenvolvida durante a vida e não necessariamente é um dom. Pode ser trabalhada e melhorada com hábitos inseridos na rotina. 

+ 5 podcasts que todo profissional de marketing precisa escutar

Métodos para estimular a criatividade no dia a dia

Para espantar o bloqueio criativo ou até mesmo melhorar a sua sensibilidade, existem práticas que podem ser incorporadas na nossa rotina para ativar a nossa imaginação. Assim como nos sentimos mais criativos durante o banho, é possível expandir essa sensação para outros momentos do nosso dia. Confira abaixo algumas dicas:

> Folhear um livro ou revista de fotos ou imagens

O contato constante com o digital fez com que nos afastássemos dos materiais impressos. Entrar em contato com um livro ou uma revista ativa a criatividade através do toque, do cheiro do papel e das imagens ali contidas. Sempre que estiver com dificuldades para criar, experimente folhear um livro de fotos ou uma revista e veja a mágica acontecer!

> Aprender a cozinhar uma receita nova

Assim como o contato com materiais físicos estimula a criatividade, a cozinha pode ser um grande ateliê para boas ideias. Isso porque os nossos sentidos (tato, paladar, olfato, audição e visão) são muito estimulados durante a execução de uma receita, por mais simples que ela seja. Além disso, aprender uma receita nova contribui para a saúde do cérebro, pois quando aprendemos, novas conexões entre os neurônios são criadas e ainda deixamos mais fortes os que já existem. Aprender é como exercitar o cérebro e, consequentemente, fomentar a criatividade.

> Fazer um moodboard à mão

O moodboard é uma ferramenta criativa que pode ser usada em todas as áreas da nossa vida. Ele consiste em unir fotos, colagens, recortes de revistas, objetos e tudo o que a sua criatividade mandar! A construção é divertida e ajuda muito no bloqueio criativo. Para construir o seu, basta usar uma cartolina ou uma folha sulfite e começar a criar! Você pode fazer o seu mural sobre você, um projeto ou uma ideia. O importante é se jogar!

+ Como criar posts criativos – do zero ao like!

> Pintar um quadro 

Planejar o desenho, desenhar, escolher as tintas e cores e mandar ver. São muitas as etapas presentes no processo de pintura de um quadro e todos eles envolvem concentração e foco. Com isso, a nossa mente é treinada para se atentar ao momento presente, eliminando todas as distrações. Essa prática estimula o cérebro e a criatividade através da concentração.

> Ler sobre assuntos que você nunca leu antes 

Você já ouviu o ditado que diz: “Se você continuar fazendo o que sempre faz, continuará a ter o resultado que sempre tem”? Essa frase funciona muito quando o assunto é estímulo ao cérebro. Quando consumimos sempre o mesmo tipo de conteúdo e informação, nossa mente se “acostuma” com aqueles temas, trabalhando no automático. Sair da bolha é essencial para conhecer novos assuntos e abordar novas perspectivas.

> Meditação

A meditação é uma grande aliada da saúde mental e da concentração. A prática traz benefícios a curto prazo que atuam diretamente nos bloqueadores da criatividade, como: melhora do foco e concentração, melhora do estresse, controle de emoções e melhoria na tomada de decisões. Quando praticada com constância, apresenta resultados rapidamente. Comece com 5 minutos ao dia e vá notando as mudanças no dia a dia. 

> Trabalhar em lugares diferentes da sua casa

O nosso cérebro é muito estimulado pelo local onde estamos. Por isso não é recomendado trabalhar em cima da cama, pois pode bagunçar os estímulos enviados na hora de dormir, produzindo insônia. Variar o local de trabalho funciona do mesmo jeito: quando mudamos o lugar habitual, promovemos impulso no cérebro que faz com que a criatividade seja mais aguçada.

> Mudar a ordem das atividades do dia 

Quando fazemos tudo no automático, raramente estimulamos a criatividade. No dia a dia, é comum ter bloqueios criativos por conta da monotonia e rotina. Para quebrar esse ciclo, inverta a ordem das atividades do dia e estimule o cérebro a trabalhar em horários alternativos.

> Evitar o celular logo que acordar

Quando acordamos recebemos os primeiros estímulos do dia. É na primeira hora do dia que ditamos o tom do restante do nosso tempo. Acionar o celular e as redes sociais assim que acordamos pode ser um dementador de boas ideias, pois impedimos o cérebro de pensar e passear livremente pelos nossos pensamentos enquanto estamos vendo os stories. Substitua esse hábito por ler um livro ou escrever logo pela manhã. Evitar as redes sociais faz com que procuremos alternativas e prestemos mais atenção ao nosso redor.

Gostou dessas dicas? Continue nos acompanhando no Instagram (@agencialamarca) e não esqueça de compartilhar os conteúdos!
?

Para dúvidas ou sugestões, escreva pra gente!

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
FORMULATIO DE CONTATO
POSTS RECENTES