Agência Lamarca Brasil – Agência Especialista em Marketing Digital e Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

UX e UI: descubra os conceitos e como aplicá-los no Marketing Digital

Você já deve ter se deparado com dois termos que vêm se popularizando mais e mais no universo da tecnologia. Em diversas vagas de emprego, sites voltados para os serviços de marketing digital, vídeos e podcasts sobre negócios na internet… Todos eles têm algo em comum: as iniciais UI e UX. Mas afinal, o que elas significam na prática?

Antes de tudo, é preciso compreender que, ao trabalhar com mídias digitais, os conceitos e as práticas envolvidas sempre terão uma alta rotatividade. Isso significa que, se existe um conceito que esteja regendo o trabalho de profissionais de diversas áreas, isso pode mudar em pouco tempo. A internet é, acima de tudo, extremamente dinâmica – e é importante ter essa consciência e espaço para mudar a forma de trabalhar. 

No mais, e sem mais delongas, vamos para o que realmente importa…

Dialogar com o cliente é preciso: fique por dentro da importância de um Community Manager para a sua empresa

O que é UI?

O primeiro conceito que vamos explicar é o da sigla UI – ou User Interface (em português, Interface do Usuário). Como o próprio nome sugere, ele é focado no desenvolvimento de boas interfaces para navegar. Os profissionais envolvidos no aprimoramento dessa interface, de programadores a designers, têm como principal função desenvolver plataformas que sejam descomplicadas e fáceis de navegar. 

Veja dicas de como desenvolver estratégias de plataformas e marketing educacional

Ou seja: trabalhar com uma boa UI envolve planejar o que o usuário irá encontrar dentro da plataforma. Quais são os botões disponíveis, quais ações cada ferramenta impulsiona, quais são os ícones e as fontes utilizadas… Tudo isso monta um conjunto de experiências que definem a qualidade e acessibilidade da sua plataforma. 

Isso significa que o UI vai ser responsável tanto pelo impacto visual da ferramenta como pela forma como a mesma se comporta na hora de conduzir o usuário na plataforma. 

O que é UX?

A essa altura do campeonato, você deve estar se perguntando: e qual é o papel da UX? A sigla de User Experience (em português, experiência do usuário) faz com que muita gente pensa que os dois conceitos significam a mesma coisa. Mas, na verdade, são dois significados sutilmente distintos: enquanto a UI pensa na acessibilidade e no funcionamento de uma determinada plataforma, a UX envolve tudo o que impacta as ações determinadas pelos usuários. 

Descubra o que é a estratégia dos gatilhos mentais no Marketing Digital 

Pense, por exemplo, no aspecto visual dos apps que você mais gosta de utilizar. Por quê eles são tão divertidos para você? Quais os aspectos visuais e descritivos você consegue elencar dentro dessa usabilidade? A fonte, as cores, a música… Pois bem: tudo isso faz parte da UX. Além da parte estética, a UX também é cuidadosamente pensada para impulsionar gatilhos mentais eficientes no público, focando em uma boa usabilidade e em experiências positivas. 

Enquanto a UI é mais técnica e pensa nos aspectos usáveis de uma plataforma, a UX impacta no que o usuário sente ao acessá-la – não só o aspecto visual, como também a produção de conteúdo (por isso temos sempre profissionais de UX Design e UX Writer). Retomando o que dissemos sobre a rotatividade de práticas e conceitos dentro do universo digital: esses novos conceitos são importantes justamente porque eles conduzem o trabalho dos profissionais com o objetivo de entregar resultados satisfatórios para o público final. Eles fazem com que todos nós pensemos no cliente com cautela, colocando-nos no lugar deles e pensando em como eles são afetados pelos serviços que estamos oferecendo. Dessa forma, mesmo que ambos os conceitos sejam ligeiramente distintos (um pode ser comparado à razão e o outro à emoção), os dois estão diretamente interligados e se complementam. 

Veja as dicas da Lamarca de como aprimorar o seu atendimento ao cliente

Uma experiência positiva dos usuários resulta em bons gatilhos mentais, que converte bons leads… Todos esses conceitos que nós, aqui da Lamarca, sempre explicamos em nossos artigos e aplicamos no nosso trabalho, são desenvolvidos com carinho pelos nossos profissionais, pensando na sua empresa. Ficou interessado? Entre em contato conosco através do WhatsApp (+55 (11) 98436-1114)! 

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
FORMULATIO DE CONTATO
POSTS RECENTES