Agência Lamarca Brasil – Agência Especialista em Marketing Digital e Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

Qual é a diferença entre UX, Copy e Webwriting?

Você já deve ter se deparado por aí com os termos UX Writing, Copy Writing e Webwriting. O que eles têm em comum é que eles fazem parte da estratégia de conteúdo de uma campanha de marketing. Através do texto, cada um deles têm um objetivo a cumprir. Mas, para você não ficar confuso, nós te explicamos direitinho o que cada um faz:

O que é UX Writing?

UX Writing vem de “User Experience”. Ou seja: é a escrita orientada à melhor experiência do usuário sobre um produto. Nesse caso, ao contrário do que dizia o Pequeno Príncipe, o essencial tem que ser visível aos olhos. É, resumidamente, garantir que seu texto seja totalmente compreendido pelo usuário a ponto de antecipar eventuais dúvidas e evitar possíveis confusões. É dar todas as instruções necessárias, de maneira direta e simples, para que aquele consumidor tenha sucesso na sua jornada.

E o Copy Writing?

Por sua vez, o Copy chega na nossa estratégia para nos ajudar a alcançar um objetivo de campanha de marketing, como geração de leads, venda, awareness, normalmente atrelado às etapas de funil. Caracteriza-se por ser o processo de produção de textos persuasivos, como o conteúdo de e-mails, sites, catálogos, anúncios e cartas de vendas, por exemplo. O profissional responsável pelo desenvolvimento do texto (também chamado de “copy”) é conhecido como Copywriter.

Dentro desse universo, há também as boas práticas para um copy ser considerado bom ou ruim, como coerência, alinhamento com o tom de voz da marca, credibilidade e quantidade das informações e cuidado para não parecer um conteúdo agressivo. Para tornar-se um bom copywriter, o redator precisa ser, além de criativo e talentoso, muito antenado nas tendências do mercado e manjar das etapas de venda. 

Por último, mas não menos importante: Webwriting

Webwriting, diferente do UX e Copy Writing, é um conjunto de técnicas e ferramentas que auxiliam na distribuição de conteúdo no meio digital, sempre mantendo os buscadores como o Google em mente.

Além disso, o Webwriting se adapta aos mais diversos formatos, oferecendo novas formas de conteúdo que ajudam a enriquecer o texto, como vídeos, infográficos, imagens, entre outros. 


Um site com boas práticas de webwriting é bem-visto pelos indicadores de busca do Google, que entregam o seu produto para as pessoas certas, trazendo resultados mensuráveis. Fora isso, o webwriting é essencial para a construção de marca, construindo a persona e o tom de voz que vai diferenciar a sua marca das outras. No geral, ele se caracteriza pelo que você fala para o seu público e como. 

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
FORMULATIO DE CONTATO
POSTS RECENTES