Agência Lamarca Brasil – Agência Especialista em Marketing Digital e Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

Do’s and don’ts: os destaques e as armadilhas do marketing na Black Friday

Novembro está chegando e, com ele, uma das datas mais importantes para o varejo no Brasil e no mundo: a Black Friday. Com o objetivo de queimar estoques e oferecer um preview para novas coleções em lojas diversas, o período, que ganhou notoriedade nos Estados Unidos e se expandiu, é ideal para aquecer o mercado e injetar ânimo na economia. 

Em tempos de pandemia e isolamento social, o e-commerce vem sendo o principal aliado tanto de vendedores como de consumidores. Tais plataformas auxiliam na divulgação de produtos e garantem a segurança de quem compra. Com isso, é previsto que a principal fonte para esse ano se concentre na internet. E, para impulsionar as vendas, nada como boas estratégias de marketing digital. 

Criar promoções sazonais é algo que exige planejamento estratégico e sensibilidade por parte dos profissionais envolvidos. A seguir, listamos o que fazer e o que não fazer durante a data: 

Acesse todas as nossas dicas para criar promoções sazonais eficientes

Do: Trace metas e liste seus objetivos

Ter um foco durante o período auxilia no desenvolvimento de ações para alcançá-las. Qual a meta das suas vendas, o que sua campanha quer atingir durante o período e como você pretende chegar aos seus consumidores e se destacar frente à concorrência? Responder a essas perguntas durante o planejamento é essencial para manter um bom percurso. 

Don’t: Abra mão do foco e do treinamento

Impulsionar as vendas e injetar ânimo nos cofres da empresa é algo que enche os olhos de qualquer equipe. No entanto, é preciso não dar um passo maior do que a perna quando o quesito é ambição. Estude bem o público que você quer atingir e foque nele, pois assim a conversão do lead é muito mais efetiva do que atirar para todos os lados. Além disso, é importante que a sua equipe esteja alinhada para garantir um resultado positivo na Black Friday. Treine cada um deles e inspire confiança. 

Do: Faça uma seleção e precificação realista

Dê uma olhada no que você tem no seu estoque e no que está por vir para os próximos meses. Com base nessa relação, como você pode construir uma campanha inteligente e desenvolver uma boa precificação para os seus descontos? Faça uma pesquisa, converse com consultores especializados no assunto e mantenha esse passo entre um dos focos mais essenciais para consolidar o sucesso da promoção sazonal. 

Veja dicas essenciais para faturar mais com baixo investimento

Don’t: Black Fraude pela metade do dobro

O público na internet é atento, e isso significa que qualquer erro é percebido e impacta diretamente na imagem de qualquer empresa, de qualquer setor. A prática de aumentar preços de produtos antes do período para, então, fornecer o desconto, é muito mais do que meramente enganosa: ela é uma afronta direta aos direitos dos consumidores e tem consequências jurídicas graves. A “estratégia” nunca foi eficiente, e escancara o oportunismo de muitas empresas. Seja honesto com seu público. E, acima de tudo, inteligente. 

Do: Faça um bom plano de marketing e passe segurança ao consumidor

Mídias sociais, Google Ads, posts nos sites oficiais… Tudo isso é parte do inbound marketing e segue uma linha extremamente eficiente para poder angariar mais seguidores e conquistar consumidores. Verifique qual tipo de promoção cabe em qual plataforma, selecione uma verba realista para investir em posts pagos e segmentá-los com eficiência, desenvolvendo uma comunicação direta com o seu público. Isso tudo aumenta as chances de sucesso da campanha, bem como aumenta as possibilidades de fidelizar clientes. 

Entenda o que é a psicologia das cores e como ela pode te ajudar em campanhas

Don’t: Seja inflexível com pagamentos e abra mão da qualidade

Uma boa campanha na Black Friday é uma campanha que valoriza tanto o lado do varejo como o do consumidor. É uma troca, mas o bem-estar do público sempre deve vir em primeiro lugar. Em tempos incertos, é importante ter flexibilização de formas de pagamento, bem como prestar atendimentos personalizados para cada cliente que venha com um pedido especial. Além do mais, é função da empresa garantir que o processo de vendas resulte em uma entrega eficiente dos produtos, com um atendimento de qualidade do começo ao fim. 

Gostou das nossas dicas? Então vem com a gente na Black Friday: estamos ansiosos para ajudar você na sua campanha! Entre em contato com a Lamarca através do WhatsApp: +55 11 98436-1114. 

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
FORMULATIO DE CONTATO
POSTS RECENTES