Agência Lamarca Brasil – Agência Especialista em Marketing Digital e Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

CRM: o que é e como usar

Se você está precisando alavancar os seus resultados de venda, o CRM é a ferramenta que vai te ajudar. Sigla para Customer Relationship Management, o CRM é uma ferramenta de vendas para registrar e organizar todos os pontos de contato que um consumidor tem com o vendedor de uma empresa. O CRM também é importante para fazer abordagens mais eficientes, já que armazena todo o histórico do cliente potencial. Muito mais que um software, ele antecipa as necessidades e desejos do cliente, otimiza a rentabilidade, aumenta as vendas e permite personalizar campanhas de captação de novos clientes. Mas você sabe como usar o CRM a favor do seu negócio? 

O que faz uma ferramenta de CRM?

O CRM faz a gestão do relacionamento com o cliente. Assim, quando o profissional de vendas entra em contato com um possível cliente, a ferramenta armazena dados importantes, como nome, endereço, telefone, visitas ao site e descrição de cada uma das interações. Dessa forma, dados dos clientes, comportamento de compra e oportunidades ficam reunidos no mesmo lugar.

Muito além de números, o CRM permite que sua empresa construa um relacionamento duradouro com clientes e ofereça a melhor experiência aos consumidores durante todo o processo de venda, com base em dados e ações do consumidor. 


Conheça os benefícios

O CRM simplifica o processo comercial e torna o histórico de vendas em futuras oportunidades. Ele ajuda o seu negócio a alcançar objetivos de venda, pois organiza informações em tempo real, simplificando os processos. 

> Organização e controle do processo de venda:

Com ferramentas pouco flexíveis, muitas empresas – pequenas ou grandes – perdem leads qualificados. Para aproveitar as oportunidades, é essencial ter as etapas do funil bem definidas e acompanhadas. Com o CRM, a jornada do cliente fica muito mais clara e intuitiva por conta da organização de dados e acompanhamento do processo de vendas, trazendo boa experiência de usuário e mais resultados para a marca.

> Use os dados a seu favor

Em pleno 2021, não dá mais para confiar na memória para registrar informações de venda. Em um atendimento, os detalhes são importantes, pois tornam a conversa mais pessoal e estreita entre a empresa e o cliente. Perder essas informações pode comprometer as vendas e o lucro. Uma pesquisa realizada pela Innopple Technologies apontou um aumento de 65% na venda das empresas analisadas que aderiram ao CRM.

No CRM, você tem os dados centralizados e organizados em um só lugar, de modo que todos na empresa consigam acessar as informações de que precisam a partir de uma plataforma. Isso inclui informações de contato, como e-mail e telefone, mas também dados mais elaborados, como o histórico de interações com sua empresa e o que já comprou de você. Com esse atendimento personalizado, você tem mais chances de fidelizar o seu cliente, oferecendo produtos mais adequados para o seu perfil, aplicando uma estratégia assertiva, acertando no timing do contato e na abordagem. Dessa forma, o seu consumidor vai se sentir especial, se tornando fiel ao seu negócio.

> Conheça o seu cliente e seja assertivo na abordagem

As informações obtidas a partir do CRM antecipam as necessidades do seu cliente antes mesmo de eles as expressarem. Com esses dados em mão, é possível analisar o perfil dos consumidores e o comportamento de compra, permitindo uma abordagem de venda muito mais personalizada e certeira. 

Dessa forma, não é só o processo de vendas que se solidifica: a estratégia de marketing de conteúdo também pode (e deve) se beneficiar desses dados para construir uma régua de comunicação atraente e fidelizadora de leads, maximizando os resultados. Por isso, é essencial que as equipes de Inbound Marketing e Vendas estejam integradas para produzir  um processo completo e eficiente de atração, conversão, retenção, monitoramento e satisfação do seu público.

Como implementar uma ferramenta de CRM?

Agora que você já sabe como funciona o CRM, algumas dúvidas podem surgir: “como implementar no meu negócio?”, “Empresas de todos os tamanhos podem contratar a ferramenta?”. E a resposta é: sim. O CRM é indicado para todos os tipos de negócios, pois ele torna o processo de venda mais funcional e assertivo. Se o seu objetivo é vender, o CRM é para você.

Mas como escolher a ferramenta que melhor se adapta a minha empresa? Nessa etapa, é preciso avaliar as necessidades do negócio. Organize o seu processo de vendas, escolhendo o CRM que for mais adequado para a rotina da sua empresa. Separe e estruture os dados que serão enviados para a ferramenta, e ofereça treinamentos para as equipes que vão trabalhar diretamente com ela. 

Planos mais básicos

Empresas pequenas e médias podem optar por uma solução voltada a times mais enxutos, que necessitam de agilidade no trabalho. Essa solução é ainda muito eficaz, e demanda um investimento menor, já que a ferramenta tem menos possibilidade de personalização, mas está de acordo com as necessidades desse tipo de negócio, oferecendo, por exemplo, automação, integração, dentre outros.

Integração com ferramentas de marketing

Para empresas que precisam de processos mais definidos, optar por ferramentas que permitam a integração com outros softwares é a alternativa mais viável para oferecer uma comunicação 100% voltada para as necessidades do cliente.

Uma integração comum são softwares de atendimento ao cliente, por meio de centrais telefônicas, SACs e chats ao vivo no Facebook e no Twitter. Fazendo a integração dessas informações com seu CRM, muitos dados podem ser obtidos, originando ideias para aperfeiçoar o atendimento.



Mas lembre-se: o CRM é apenas mais uma alternativa para alavancar as vendas. Isso não quer dizer que ele resolverá automaticamente todas as necessidades. É importante ter uma estratégia de Inbound aliada e uma equipe integrada para atrair, converter e fidelizar os clientes da maneira mais funcional possível.

Tem dúvidas ou sugestões? Fale com a gente através do site ou das redes sociais. Nós vamos adorar ouvir você! 🙂

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
FORMULATIO DE CONTATO
POSTS RECENTES