Agência Lamarca Brasil – Agência Especialista em Marketing Digital e Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

Como organizar o plano de comunicação da sua startup do zero

Uma startup de sucesso não depende apenas de uma ideia inovadora, mas também de uma boa estratégia de negócios e um bom plano de comunicação. Ainda mais com o mercado de marketing digital cada vez mais competitivo, sai na frente quem tem objetivos claros e um bom planejamento para alcançá-los.

Foi-se o tempo em que o único interesse dos consumidores era em relação aos produtos e serviços de uma empresa. Atualmente, quem quer se manter em destaque se relaciona com seus clientes, e isso não poderia ser de outra forma, a não ser por meio da comunicação. 

O relacionamento faz com que sua marca seja notada e lembrada. Com isso, sua startup só tende a crescer.

Portanto, entenda melhor como organizar o plano de comunicação para conquistar o seu espaço em 6 etapas:

Conheça bem o seu negócio

Primeiramente, é imprescindível entender tudo sobre a sua startup e qual é o seu propósito. Que tipo de produto e/ou serviço ela oferece? Como é o mercado deste segmento e o perfil dos consumidores? Qual objetivo a sua marca quer atingir?

Então, com as respostas a estas questões mais básicas, é preciso fazer um planejamento estratégico para alcançar o propósito desejado. A partir disso, irá se desenvolver o plano de comunicação. Ambos precisam estar alinhados em uma boa gestão de negócios. Afinal, comunicação sem estratégia não gera resultados.

Com base no plano de comunicação, a equipe de marketing consegue criar campanhas assertivas para determinados momentos. Por exemplo, de início a startup precisa ganhar notoriedade no mercado, que difere de quando a empresa passa pelo lançamento de um novo produto.

Conheça bem o seu público

O relacionamento é a base para atrair e fidelizar clientes. É o que grava a sua marca na memória de muitas pessoas que recebem a sua mensagem. Por isso é importante entender com quem a sua startup quer falar. 

Entender os valores do seu público para tratar as dores e alegrias dessas pessoas, cria ainda mais aproximação. Para isso é fundamental que a comunicação seja coerente tanto em seu tom, quanto no meio pelo qual está sendo divulgada. 

Além disso, também é importante considerar todos os tipos de públicos da sua startup, e não apenas os consumidores. Colaboradores, fornecedores e todas as pessoas que têm alguma ligação com a sua empresa, é um tipo diferente de público. 

 Saiba como se comunicar

Conhecendo bem o seu público, você vai saber qual é o melhor canal para veicular sua mensagem. Portanto, é importante ter um plano de mídia dentro do plano de comunicação. Com ele você vai saber qual a maneira mais efetiva de atingir sua persona.

Diversos canais de comunicação podem ser usados em conjunto, a favor da startup. Redes sociais, canais de atendimento, e-mail, campanhas de TV, tudo depende do seu orçamento e de um uso estratégico para trazer o melhor retorno.

Comunicação além das palavras

Tão importante quanto saber falar com seu público, a comunicação também deve ser visual. Qual impressão a sua empresa quer passar?

A identidade visual e a comunicação precisam estar alinhadas para haver coerência e eficiência na sua mensagem. O reconhecimento intuitivo da sua marca vai deixá-la em destaque entre as demais startups.

Avalie os resultados

Sem avaliar o plano de comunicação da sua startup, não tem como saber se ele está sendo efetivado ou não. Por isso é importante criar indicadores de análises das suas campanhas, como, por exemplo: quantas pessoas visitaram seu canal, quantas interagiram, quantas converteram em compras.

A partir desses resultados é possível saber se o plano é bom e deve ser mantido, ou se é melhor rever e mudar algum passo. Também é mensurando os resultados da startup que é possível analisar se a empresa está seguindo o caminho desejado. 

Equipe qualificada

Por último, mas não menos importante, comunicar vai além de um texto bem escrito. É preciso clareza, otimização e estratégias de marketing digital. Por isso, para que o plano de comunicação seja efetivo e traga resultados, é preciso que uma equipe profissional capacitada oriente e/ou toque os processos. Precisa de uma equipe assim? A Lamarca pode te ajudar! Com a nossa parceria, podemos organizar e executar um plano de comunicação que vai alavancar a sua startup.  Entre em contato através do nosso WhatsApp (+55 (11) 99143-9579). 

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
FORMULATIO DE CONTATO
POSTS RECENTES