Agência Lamarca Brasil – Agência Especialista em Marketing Digital e Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

Branded Keywords: o que são e como elas aumentam as conversões do seu negócio

O Marketing de Conteúdo é um pilar essencial para a estratégia de marca. É através dele que atraímos e fidelizamos os clientes, criando verdadeiros defensores da marca. Com um bom conteúdo alinhado à essência do seu negócio, é mais fácil conectar o seu público com a sua marca, trazendo mais proximidade e fidelidade. 

A estratégia de conteúdo, assim como toda estratégia, também precisa ser mensurada. Dessa forma é possível entender se a sua estratégia está correta ou se é preciso seguir novos caminhos. Uma das formas de mensurar a estratégia é através das Branded Keywords. 

O que são Branded Keywords?

Branded Keywords são palavras-chave ou frases que o público de uma marca usa como alternativa para buscar informações de maneira mais informal, próxima de uma conversão. Com as Branded Keywords é possível entender quais termos de busca estão mais relacionados à sua marca, analisando o comportamento do cliente. 

Mas como funciona essa busca? É simples: quem faz a busca por um produto usando essas palavras-chave normalmente já conhece o seu produto ou serviço, mas precisa de informações mais específicas para tomar a decisão de compra. Nesse caso, o cliente está no fundo do funil de vendas, mais próximo de adquirir o seu produto. Ou seja: ele é um lead qualificado, em potencial, que pode ser explorado com o tipo certo de conteúdo. Por isso é importante avaliar as suas Branded Keywords e para onde o seu cliente será direcionado quando procurá-las nos buscadores. Alguns exemplos de Branded Keywords: “Lanchonete da Carla unidades”, “lanches da Carla”, “Lanchonete da Carla vegetariano”.


É importante pontuar que, nesses casos, o cliente não está buscando por conteúdos de topo de funil, caracterizados por ter tópicos mais atrativos, como: “Como fazer um lanche delicioso de pernil”, ou “5 carnes perfeitas para montar o seu hambúrguer”. Aqui, ele conhece o seu negócio, mas ainda precisa de informações mais consistentes para definir a compra.

Importância das Branded Keywords para o seu negócio

Agora que já sabemos como funcionam, vamos entender qual é a importância de estabelecer Branded Keywords para a sua marca.

Conheça melhor o seu público

Ao analisar o comportamento de busca dos seus clientes é possível entender melhor as suas necessidades. Com isso, é possível montar uma estratégia mais direcionada, aumentando o tráfego do seu site e melhorando a experiência do usuário, que será direcionado para conteúdos funcionais que vão suprir as suas faltas.

Aumente as chances de conversão através da segmentação

É comprovado: a melhor estratégia é aquela mais bem segmentada. Isso porque você atinge de modo certeiro uma parcela de pessoas específicas, que vão se interessar pelo seu conteúdo e, consequentemente, terão mais chances de converter em vendas. Com essa segmentação bem definida, fica mais fácil direcionar os conteúdos, tornando-os relevantes. 

Preveja tendências para o seu negócio

Com as Branded Keywords é possível prever tendências e aproveitar o surgimento de novas oportunidades para a sua marca. Ao analisar o comportamento dos buscadores, conseguimos perceber o crescimento de termos de busca antes inexplorados. Por exemplo: se uma hamburgueria tradicional começa a ser buscada com muitos termos relacionados a lanches vegetarianos, é um direcionamento para explorar novos caminhos dentro do negócio, que podem ser muito rentáveis.

Como diferenciar as Branded Keywords das palavras-chave não associadas à marca?

É mais simples do que parece: as Branded Keywords são termos acompanhados da menção da marca. Já as palavras-chave não associadas trazem termos mais abrangentes, que podem ter relação com o universo do seu negócio, mas não necessariamente falam diretamente sobre ele. 

Como utilizar Branded Keywords no marketing de conteúdo

Você sabe quais termos associados à sua marca são mais buscados pelo seu cliente, mas ainda não sabe como utilizar essa informação na sua estratégia? Então chega mais que a gente te conta:

Esteja sempre em alerta

Monitorar constantemente é a melhor tática para explorar as suas buscas. O Google Alerts é um grande aliado no acompanhamento das Branded Keywords, pois notifica sempre que a sua marca for mencionada na internet, gerando insights valiosos. A melhor parte: é uma ferramenta gratuita.

Inclua as palavras no seu blog

Para direcionar o seu cliente e aumentar as chances de conversão, insira as Branded Keywords nos conteúdos do seu blog. Dessa forma, você direciona o lead para o material certo, sanando suas principais dúvidas.

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
FORMULATIO DE CONTATO
POSTS RECENTES