(Tempo de leitura: 3 minutos)

Dentro do marketing digital, muito do que se faz é com base em testes feitos previamente. É assim que funciona, afinal de contas, você precisa entender do que o seu público-alvo gosta antes de meter a mão na massa e investir recursos financeiros e tempo em uma estratégia. Uma dessas “medições” chama-se Teste A/B, muito importante para criar uma boa campanha de marketing digital.

Se é justamente disso que você estava precisando para acertar na sua estratégia de marketing, então precisa conferir as principais informações sobre Testes A/B.

O que são Testes A/B?

O principal objetivo dos Testes A/B é determinar quais são as variáveis que geram melhores resultados. De quais variáveis estamos falando? Coisas simples como cores, tamanho dos textos, cor do botão do CTA, localização do botão e assim por diante. Uma simples mudança pode fazer uma grande diferença nas vendas e nos lucros da empresa.

Quer um exemplo? Você pode usar os Testes A/B em Landing Pages para saber com qual delas a sua persona mais se identifica.

Lembrando que, no caso dos Testes A/B, é testada apenas uma variável. Por exemplo, a cor do botão do Call To Action de um e-mail: em um deles é azul e no outro é verde.

O que pode ser testado?

Apenas sabendo do que se tratam os Testes A/B você já consegue imaginar que eles podem ser usados em diversas situações: e-mail marketing, landing page, redes sociais, blog e assim por diante. Lembrando que algumas variáveis não são relevantes, por isso, nem todas darão um bom direcionamento. Mas o que escolher para testar?

Uma dica é partir do mais abrangente para o mais específico. Por exemplo, ao aplicar um Teste A/B numa landing page pela primeira vez, você pode testar o assunto que é abordado. Depois, pode ir testando outras coisas como cor de fundo e cor de texto, tipo de fonte, espaçamento e várias outras variáveis.

Como fazer Testes A/B?

Eis que vem a pergunta que não quer calar: como fazer Testes A/B? Vejamos o que você pode fazer na sua empresa.

Use ferramentas especializadas

Existem boas opções de ferramentas para fazer esses testes. Os softwares de automação, por exemplo, são ótimas opções e um bom exemplo bastante conhecido é o Google Analytics. O único tipo de teste A/B que pode ser feito sem a ajuda de nenhuma ferramenta são os feitos em e-mails. A própria ferramenta que você usa para gerenciar os seus e-mails já consegue colocar isso em prática.

Entenda como funciona

De nada adianta investir em ferramentas se você não faz ideia de como esses testes funcionam. Eles acontecem de forma bem simples. Por exemplo. 50% do público abre uma landing page com um tipo de imagem e os outros 50% abrem com outra imagem. Assim, é possível se ter uma boa ideia de qual é a melhor opção para sua estratégia.

Pode ser que você não tenha um especialista e nem mesmo a ferramenta necessária para colocar os Testes A/B em prática. Nesse caso, terceirizar esse serviço para agências que entendem bem sobre o assunto de maneira mais profunda é uma ótima forma de começar.

Quer mais dicas de como melhorar a estratégia de marketing da sua empresa? Então, assine a nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>