Agência Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

Use ferramentas do Google na análise de público-alvo da sua empresa

Fazer a análise de público-alvo é um dos passos mais importantes para que um negócio, de pequeno ou grande porte, cresça e se destaque no mercado.

Esses dados te guiarão no desenvolvimento dos produtos e, principalmente, nas estratégias de marketing, possibilitando a criação de campanhas segmentadas que ajudarão a sua empresa vender mais e fidelizar os clientes.

Para muitos empreendedores, essa pode ser uma tarefa trabalhosa e confusa. Hoje, graças ao Google, existem diversas ferramentas que podem auxiliar nesse processo. Continue a leitura para saber quais são elas!

Ferramentas do Google para análise de público-alvo

A seguir, listamos as principais ferramentas do Google para análise de público-alvo. Confira!

Google Analytics

Se você aplica estratégias de marketing digital ou as estuda para desenvolver em seu negócio, provavelmente já ouviu falar no Google Analytics. É a ferramenta mais popular e gratuita do Google, que fornece diversas informações sobre o tráfego de seu site ou blog.

Com ela, é possível ver dados demográficos, sexo, faixa etária, fonte de tráfego, comportamento e outras informações que serão relevantes para que você monte um perfil mais adequado de público-alvo e desenvolva campanhas que ajudarão a vender mais.

Todas essas informações são geradas automaticamente em forma de relatório. Para visualizá-las, é necessário colocar o código fornecido pela ferramenta nas configurações de seu site.

Google Webmaster Tools

Também chamado de Google Search Console, a ferramenta também te auxilia no processo de análise de público-alvo, além de ser importante para observar se o SEO do site está correto.

Por meio da funcionalidade “Search Traffic”, é possível saber quais foram as palavras-chave pesquisadas pelos usuários que os levaram até o seu site. Com isso, os interesses dos seus potenciais clientes são evidenciados, facilitando o desenvolvimento de conteúdos mais assertivos, que os levem a comprar de você.

Para utilizar o Google Webmaster Tools também é necessário configurá-lo corretamente, inserindo códigos no HTML do site de acordo com as instruções da plataforma.

Google Trends

O Google Trends é uma ótima ferramenta para você ter ideias e definir os melhores temas de conteúdo para nutrir seu público-alvo, além de comparar termos para utilizar em suas postagens e identificar tendências.

Ao pesquisar por algumas palavras, um gráfico com o volume de buscas delas ao longo do tempo é gerado, o que pode indicar a sazonalidade de seus produtos e serviços. Dessa forma, você pode estabelecer um calendário editorial mais adequado, de modo que suas campanhas de marketing se transformem em mais vendas.

Consumer Barometer

O Consumer Barometer é ideal para analisar o comportamento dos usuários na internet e seus hábitos de consumo online. Ele conta com 4 ferramentas, que são o Trended Data, Audience Stories, Curated Insights e Graph Builder, que fornecem informações acerca de um determinado nicho de mercado.

A partir da sua definição de pesquisa, são gerados gráficos com dados precisos a respeito desses temas, que são úteis para a segmentação de campanhas de marketing digital.

Google Forms

Mais básico que as outras ferramentas citadas, mas também muito eficiente para sua análise de público-alvo, o Google Forms pode ser utilizado para pesquisas com sua base de clientes. Podem ser gerados diferentes formulários, baseados nas informações que você deseja colher e de forma segmentada para cada grupo de clientes. 

Ao colher essas informações, você pode juntá-las às outras que já obteve com as ferramentas citadas e ter um perfil de público-alvo ainda mais assertivo.

Agora você já conhece as ferramentas do Google e pode começar a fazer análises sobre o seu público-alvo, obtendo melhores resultados com suas ações online e offline, além de reter mais clientes.

Fazer a análise de público-alvo é um dos primeiro passos para conquistar mais clientes, vender mais e fidelizá-los. Quer mais dicas para ter resultados mais rápidos e de qualidade em seu negócio? Então assine a nossa newsletter!

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
POSTS RECENTES