(Tempo de leitura: 3 minutos)

Na internet tudo acontece muito rápido. Com isso, muitas empresas acreditam que o retorno de investimento em marketing digital acontece da mesma forma. Mas não é tão simples assim.

Por mais que o marketing na internet seja a melhor maneira de tornar a sua marca conhecida e, com isso, aumentar os seus lucros, é preciso um pouco de paciência até obter resultados reais de todo esse esforço.

Neste post, você descobrirá o que é possível conseguir a curto, médio e longo prazo com o seu investimento e, assim, saber o que esperar de cada fase. Olhe só!

Marketing digital: por que ele é tão importante

Toda empresa que busca crescimento precisa estar presente e ativa na internet  — o que é indiscutível — e a melhor maneira para fazer isso é com o marketing digital.

Essa estratégia consiste em um conjunto de ações e ferramentas que farão com que a sua marca ganhe presença virtual, se torne conhecida do público e, por consequência, aumente o volume de vendas.

No marketing digital sites, blogs, redes sociais, campanhas patrocinadas, e-mails, entre outras peças, fazem parte do pacote. O tempo de criação deles não é o que causa maior peso na estratégia, mas sim a ansiedade das empresas pelo resultado desses serviços.

Por mais que esse tipo de marketing seja fundamental para o crescimento de qualquer marca — afinal, empresas que não estão na internet, praticamente, não existem — muitas se frustram por não conseguirem resultados rápidos e acabam deixando de lado o projeto, trazendo grandes prejuízos não apenas financeiros, mas para a imagem também.

Retorno de investimento: quanto tempo leva cada ação

Não existe um valor pré-determinado que você precise investir para ter sucesso no marketing digital. O cálculo desse orçamento depende de vários fatores como: tamanho da empresa, objetivos que pretende alcançar, se já havia uma estratégia antes, entre outros pontos.

Independentemente da verba disponível, uma coisa é certa: você quer resultados! Para isso, é preciso entender, em primeiro lugar, que o marketing para internet é uma estratégia que precisa de tempo para se tornar realmente eficaz. Por isso, desistir no meio do caminho não é a melhor opção.

Para lhe ajudar a visualizar melhor em quanto tempo você começa a ver os resultados, olhe só essas estimativas.

De 0 a 6 meses – curto prazo

Por mais que se tenha pressa, nesse curto espaço de tempo sua estratégia ainda está em fase de implantação. Assim, vários ajustes e testes estão sendo feitos para que se encontre o melhor caminho. Possivelmente, algum retorno pode ser visto vindo de campanhas de anúncios online, que têm o tempo médio de 3 a 6 meses para apresentarem os primeiros resultados.

De 6 a 12 meses – médio prazo

Com esse tempo você já consegue notar bons resultados provenientes do marketing de conteúdo, por exemplo. Por ser uma estratégia que necessita de um pouco mais de esforço para se consolidar, somente após esse período é que o retorno começa a aparecer.

Vale lembrar também que de 9 a 12 meses é o tempo que o Google leva para considerar seu blog relevante. Assim, manter a frequência das postagens é fundamental.

De 12 a 24 meses – longo prazo

Como o marketing digital é uma estratégia que exige tempo, de 12 a 24 meses é que as coisas, realmente, começam a acontecer.

A junção de todos os esforços realizados passa a apresentar resultados mais visíveis. Além disso, tudo está melhor desenvolvido e é possível identificar com mais clareza o que dá certo ou não. Por exemplo, sua persona já está mais bem definida, o que colabora para ações mais assertivas e com maiores margens de conversão.

O retorno de investimento em marketing digital não é algo que vem da noite para o dia. Mas não esqueça que, quanto mais essa estratégia for trabalhada, mais lucros ela gerará para a sua empresa. Assim, tenha paciência e invista na sua presença na internet.

Neste post, você descobre como definir o orçamento ideal e quais as ferramentas que pedem maior investimento. Por isso, não deixe de ler!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>