Agência Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

Como calcular o ROI de marketing digital da empresa? Veja!

Uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar os resultados por meio dos indicadores de desempenho. A partir deles, o profissional consegue avaliar o retorno de uma estratégia, observando o que precisa ser adaptado para que as próximas ações sejam ainda mais eficientes. 

Uma das métricas mais relevantes é o Retorno Sobre o Investimento, mais conhecido como ROI. Como o próprio nome já diz, ela serve para calcular o retorno obtido com determinada ação, ou seja, se a empresa ganhou ou perdeu dinheiro.

Para que você entenda melhor, a seguir, vamos ensinar a calcular o ROI de marketing digital, além de explicar por que é tão importante acompanhá-lo. Confira! 

Por que é importante calcular o ROI de marketing digital? 

Controlar o desempenho das campanhas

Como já explicado, o ROI ajuda a entender o quão lucrativas são as suas estratégias de marketing digital, possibilitando que você tenha um bom parâmetro do desempenho das suas campanhas. Esse controle permite que as ações do futuro sejam mais bem elaboradas, e que os excessos sejam descartados para obter um crescimento sustentável. 

Cortar gastos desnecessários 

Sem um controle de resultados, é impossível saber quais investimentos estão trazendo mais prejuízo do que lucro. 

Ao fazer a análise do ROI, você consegue saber exatamente onde estão as falhas de uma ação que precisa ser descartada ou ter a estratégia alterada. Com isso, os gastos desnecessários são eliminados, podendo ser utilizados em novas ações e investimentos. 

Mudar a estratégia 

É muito comum que empresas errem em alguns aspectos de uma campanha, como em relação à definição do público, ou mesmo na divulgação de algum produto ou serviço no momento errado. 

Com o acompanhamento do ROI, é possível entender esses sinais, permitindo que a estratégia seja corrigida rapidamente e, consequentemente, diminua os prejuízos e melhore os resultados. 

Como o cálculo é feito?

Depois de saber a teoria, chegou a hora de partimos para a prática! Para calcular o ROI, você precisa ter em mãos duas informações: o total do faturamento obtido com o investimento (receita) e o total investido durante o processo (custo). 

Para o cálculo, primeiramente, você precisa tirar a diferença entre a receita e o custo, depois dividir o resultado pelo custo, e multiplicar esse último resultado por 100. O número total será a porcentagem do retorno do seu investimento. Por exemplo, se a sua receita foi 2000 e seu custo 1000, seu ROI será de 100%.

Há a opção também de contar com algumas ferramentas e tecnologias para saber o ROI de suas campanhas. O Google Analytics e o Google Manager, por exemplo, dispõem de uma série de informações e dados — como o número de acessos de uma página, além de cliques em banners e botões —, que facilitam esse trabalho.

O ROI de marketing digital é uma importante métrica para avaliar o desempenho das suas estratégias. Com ele, é possível ter uma perspectiva clara do quanto um investimento está trazendo de retorno para uma empresa. Além disso, permite a identificação de erros, que podem ser corrigidos nas ações futuras, melhorando os resultados. 

Gostou do post e quer acompanhar mais conteúdos sobre marketing digital? Então curta nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do nosso blog!

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
POSTS RECENTES