(Tempo de leitura: 2 minutos)

As agências de marketing usam e abusam das cores no nome, no logo da empresa, nas redes sociais e assim por diante. E, se você acha que as escolhas são feitas ao acaso, engana-se. O nosso cérebro responde de maneira diferente a cores diferentes e o estudo disso resultou no que chamamos de a Psicologia das Cores.

Ao olhar para uma cor, o nosso cérebro recebe um sinal que pode modificar a forma de pensar e ativar áreas diferentes da mente referentes a compras, à fome e assim por diante.

Saiba mais sobre esse assunto e descubra como a Psicologia das Cores pode ajudar a sua empresa a ter mais sucesso no seu nicho de atuação. Acompanhe!

O que significa a Psicologia das Cores dentro do marketing?

O marketing, especialmente o Inbound Marketing, tende a ser persuasivo e, para isso, é preciso mexer com as emoções dos consumidores. Quando uma compra é feita é porque alguma emoção levou aquela pessoa a isso, seja a necessidade, seja o desejo ou outra coisa. 

Nesse processo, a utilização das cores pode ser bastante útil já que elas conseguem interferir e muito no funcionamento da mente. Elas têm a capacidade de alterar o humor e é capaz de influenciar decisões. 

Não estamos aqui falando em manipular a mente da persona por meio das cores, mas sim, em se destacar dos concorrentes. A ideia aqui não é apenas fazer o cliente comprar, mas principalmente, transmitir a mensagem que a sua empresa deseja passar de forma eficaz.

O que cada cor representa?

Vejamos agora quais são as ideias passadas para a nossa mente quando olhamos algumas cores específicas. Confira:

  • Amarelo: é uma cor otimista, que remete à juventude. É muito usada nas vitrines para chamar a atenção de quem passa, mesmo que de longe;
  • Vermelho: passa a sensação de urgência. É muito utilizada em casos de liquidação e promoção nas lojas;
  • Azul: muito usado em bancos e nichos relacionados à negócios. Transmite maior segurança e confiança para a persona;
  • Verde: essa cor é processada rapidamente pelo cérebro e consegue proporcionar uma sensação de relaxamento. Muito usada no interior das lojas para que as personas fiquem por lá por mais tempo;
  • Laranja: é uma cor mais agressiva e interessante para, por exemplo, colocar em um botão de CTA para baixar um e-book ou qualquer outro tipo de conversão;
  • Rosa: transmite amor, segurança e romance. Uma cor bastante feminina e, por isso, é bastante usado por nichos de maquiagem, moda e tudo sobre o universos das mulheres;
  • Preto: uma cor poderosa e clássica. Bastante utilizado no mercado de luxo;
  • Roxo: muito visto em produtos de beleza, especialmente, os rejuvenescedores. Transmite calma.

As cores podem transmitir todas essas sensações elas podem ser utilizadas de maneira estratégica nos mais diversos nichos. Por exemplo, cores quentes como o vermelho e o laranja são vistas com frequência em lanchonetes, restaurantes e estabelecimentos associados à comida. Conseguem transmitir um sentimento de urgência, fazendo a pessoa consumir o mais rápido possível.

Gostou de saber mais sobre a Psicologia das Cores? Veja mais novidades que podem ajudá-lo no seu negócio seguindo a Lamarca nas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>