Tempo de leitura: 3 minutos

O comportamento do consumidor mudou bastante nos últimos anos, pois a população está cada vez mais conectada. Prova disso é que a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que 64% dos brasileiros tinham acesso à internet até o fim de 2016.

Essa grande mudança de comportamento também pode ser atribuída à popularização dos smartphones e à evolução tecnológica, que oferece acesso via Wi-Fi ou banda larga móvel para todos. A mesma pesquisa mostrou que, de todos os brasileiros conectados, mais de 94% acessa pelo celular.

Por essas e outras questões que mostraremos neste artigo, a presença online é algo indispensável para qualquer empresa, seja qual for o porte ou segmento. E a sua, já está pronta?

O que é a presença online?

É a representatividade do seu negócio na internet. É, também, o resultado de uma série de estratégias de marketing digital que tem por objetivo atrair clientes e converter mais pela internet, além de promover branding (reconhecimento e autoridade da marca).

Sem a presença online é impossível concorrer igualmente com outras empresas que investem em tais estratégias.

Por que ela é tão importante?

O comportamento da população com a internet refletiu na forma de ofertar e consumir. O público agora, mais online, faz mais compras pela internet. Além disso, espera ter o atendimento ágil e simplificado para qualquer problema.

Podemos comprovar isso com a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Os dados revelaram que, à contramão da crise, as vendas online fecharão positivas. Para 2018, as informações coletadas constataram possível crescimento de 15%.

Além da significativa transformação digital, há outro motivo importantíssimo para que seu negócio esteja online: não somente seus clientes, mas os seus concorrentes também estão na internet. Então, se você não está por aqui, certamente, o seu público está comprando produtos de outra empresa.

Como estabelecer uma presença online forte?

Tudo bem se ainda não sabe direito quais passos seguir. Veja as nossas dicas para que você comece já a digitalizar o seu atendimento e a vender mais com a ajuda da internet:

Produza um site de qualidade

O seu site precisa ser mais do que algumas páginas de demonstração do seu produto ou serviço. Use estratégias de Inbound Marketing para alavancá-lo. Podemos resumir algumas ações fundamentais:

  • a produção de conteúdos relevantes no blog;
  • a nutrição de leads por e-mail marketing;
  • e uma boa estratégia de SEO (segundo as regras de mecanismos de busca como o Google).

Essas três ações vão contribuir de forma significativa para deixar seu site bem posicionado.

Crie um tom de voz para a marca

Os clientes querem se comunicar e precisam se identificar com quem falam e com o que leem sobre ou pela sua marca. Logo, trace o perfil do seu público ideal (sua persona), e não erre no tom e na linguagem.

Lembre-se da responsividade

O seu site precisa ser adaptado para resoluções menores, como tablets e celulares. Como as pesquisas relevantes nos mostraram, a maioria do seu público certamente vai acessar seu conteúdo pelo smartphone. Então, é melhor ter uma boa usabilidade para proporcionar a melhor experiência possível ao cliente.

Todas essas dicas são válidas a partir do momento em que você já definiu a persona do seu negócio. Dessa forma, dá para garantir que não vai errar na estratégia, certo? Além disso, faça um planejamento de conteúdos e demais ações baseando-se nas palavras-chave mais relevantes para o seu tema.

Sem dúvidas, a presença online é essencial para o atual cenário do mercado. Podemos afirmar, ainda, que ela é apenas parte da grande da grande transformação que está acontecendo nas empresas de diversos segmentos hoje em dia. Não fique para trás: descubra agora como se adaptar aos impactos da transformação digital!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>