(Tempo de leitura: 5 minutos)

Você costuma navegar pela internet por meio do seu smartphone? Utiliza os dados móveis do celular para acessar a variados portais pelo navegador e não se limita apenas ao uso de aplicativos? Provavelmente você já se deparou com uma página toda desconfigurada. E isso acontece quando a empresa não investe em um site responsivo.

O termo tem um conceito muito simples: o endereço eletrônico deve ser capaz de se adaptar ao tamanho da tela do dispositivo utilizado para acessar a page. Dessa forma, todos os textos ficam legíveis. A possibilidade de clicar em qualquer elemento torna a navegação mais agradável e interativa.

Apostar nessa configuração traz resultados positivos para o negócio. Continue a leitura e descubra por que isso acontece!

Por que os sites devem ser obrigatoriamente responsivos?

Diferente das versões mobile, que constituem em um segundo projeto além do portal feito para desktop, um site responsivo é capaz de se adaptar a qualquer dispositivo, pois consegue identificar automaticamente o tamanho da tela que está sendo utilizada para fazer o acesso.

Essa projeção garante uma navegação rápida e intuitiva, o que promove uma série de benefícios. Confira alguns deles no próximo tópico!

Quais os motivos pelos quais essa configuração gera mais resultados?

Em uma sociedade cada vez mais conectada, estar adaptado ao mundo digital e presente nos mais variados canais de comunicação pode ser considerado uma obrigação de qualquer empresa que deseja ter sucesso.

Como adiantamos acima, investir em um site responsivo traz diversos benefícios para os resultados da empresa. Chegou a hora de conhecê-los!

Melhora o ranqueamento

Conquistar o topo do Google é o sonho de todo gestor que investe em estratégias de marketing digital. Afinal, não basta ter um site bem estruturado: é necessário contar com ferramentas que proporcionam o alcance das primeiras posições em um mecanismo de busca.

Quando a empresa aposta em um site responsivo, o Google captura esse tipo de página e dá preferência para o endereço na hora de compor o ranking de resultados, originados pela busca orgânica a partir de tablets e smartphones.

Diminui a taxa de rejeição

Imagine você que seu colega estava navegando pelo desktop e encontrou um site super bacana, com produtos de grande utilidade e resolve compartilhar com você.

No entanto, ao abrir a página, você não consegue visualizar o que precisa, já que o site não é responsivo. O que acontece? Você agradece a dica, diz que vai ver melhor quando chegar em casa, abandona o site e nunca mais lembra de acessá-lo novamente.

Investir em uma página programada para funcionar adequadamente de acordo com o dispositivo utilizado diminui essa taxa de rejeição.

Aumenta as vendas

A diminuição na taxa de rejeição leva a um grande benefício no caso dos portais que trabalham com e-commerce: o aumento nas vendas!

Uma das cenas mais comuns que vemos em nosso dia a dia é a de um indivíduo com o seu smartphone na mão. Não fica difícil de concluir que, atualmente, um número considerável de pessoas realiza suas atividades cotidianas por meio do celular.

Quando o seu portal está preparado para ser acessado por esses dispositivos, é fácil e rápido de utilizar, então o consumidor não encontra nenhuma dificuldade em fechar negócio. Ou seja, você pode lucrar mais.

Aumenta a geração de leads

Chamamos de lead as oportunidades de negócio para uma empresa. Ou seja, usuários que fornecem suas informações, como nome completo e e-mail, em troca de algo que a empresa esteja oferecendo. Por exemplo, um infográfico que demonstra o passo a passo para realizar uma ação.

Isso significa que esse usuário está interessado no que o seu portal tem a oferecer. E se você utiliza as redes sociais para promover o site, produtos, materiais e serviços oferecidos, é mais um motivo para apostar em uma página responsiva.

Pense que esse usuário pode estar navegando no Facebook por meio do aplicativo. Ao se deparar com o link dos seus produtos, fica interessado em saber mais. Se a página estiver desconfigurada, você já sabe o que acontece: a taxa de rejeição aumenta, como mencionamos acima.

Contudo, se o site tiver uma boa navegabilidade, ele pode avançar e fornecer as informações solicitadas para ter acesso ao conteúdo desejado.

Prepara a empresa para o futuro

Se a vantagem do site responsivo sobre o mobile é a possibilidade de se adaptar às diferentes medidas dos dispositivos móveis para acesso à internet, isso quer dizer que, uma vez que se invista nessa tecnologia, a empresa pode ficar despreocupada em relação aos novos formatos.

Quando o assunto são tablets e smartphones, não é nenhuma novidade que novos modelos são lançados frequentemente. Assim, não importa o que o mercado vai oferecer aos usuários, o seu portal sempre estará preparado para as novas configurações!

Qual a importância em contratar uma agência especializada?

Quando uma empresa deseja adotar um site responsivo, é necessário ter cautela com a escolha do fornecedor. Contar com uma agência especializada nesse serviço é fundamental para produzir uma página que esteja alinhada a esses princípios.

Investir em um portal configurado para se adaptar a qualquer dispositivo com acesso à tecnologia demonstra pleno conhecimento às demandas e comportamentos dos usuários na atualidade.

Toda e qualquer contratação deve ser pautada na capacidade de trazer os recursos necessários para que sejam promovidas melhorias, de modo a conquistar os benefícios listados acima. Portanto, contar com um parceiro que tem domínio sobre o assunto faz toda a diferença.

É importante ter ciência de que, quando o serviço é feito por quem está habilitado a realizar essa mudança, a organização pode direcionar o seu foco para a sua área de atuação. Dessa forma, continuam trabalhando em estratégias que promovam resultados ainda melhores.

Ter um site responsivo não é uma tendência em marketing digital, mas sim uma necessidade no contexto atual da nossa sociedade. Os dispositivos móveis não vão desaparecer, somente evoluir para instrumentos cada vez mais modernos e úteis ao cotidiano. É necessário se manter atualizado para não ser engolido pela concorrência!

A Lamarca é uma agência que pode ajudar nessa missão. Entre em contato conosco agora mesmo e descubra como!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>