(Tempo de leitura: 4 minutos)

Comunicar-se com os usuários na internet é muito mais do que usar ferramentas disponibilizadas pelo universo vasto da tecnologia: é também abrir espaço para a sensibilidade, para a comunicação direta com o público e para uma combinação de diferentes tipos de mídia, que se convergem a partir de um passo essencial no universo do marketing digital: o copywriting. 

Diferente dos textos convencionais e informativos disponibilizados na web, o copywriting tem a função de trazer um diálogo objetivo, com a escolha certa de palavras que informam sobre o seu produto, ao mesmo tempo que convidam o público a se inserir no mundo de possibilidades que a sua empresa traz. Esses textos podem ser usados em diferentes espaços na web: em um blog, um e-mail marketing, a descrição presente em um vídeo ou campanha publicitária e muito mais! Ele é, pois, um canal extremamente importante para inspirar e motivar o público. 

Confira dicas importantes para fazer a newsletter perfeita

Saber fazer um bom copywriting é um dos pontos essenciais para fortalecer o seu lead. Mas muito mais do que isso: ele também pode criar uma rede de seguidores para acompanhar o trabalho realizado pela companhia ao produzir um conteúdo, o que estimula o cliente a continuar seguindo o trabalho que você faz, além de impulsionar uma ideia de proximidade e exclusividade. 

Copywriting é, acima de tudo, uma combinação estratégica entre a criatividade do enunciador e a eficiência da tecnologia. Confira a seguir alguns passos essenciais para consolidar o sucesso dessa estratégia de marketing, que anda de mãos dadas com a publicidade:

Menos é mais

O copywriting é um canal de comunicação direta. Isso significa que ele vai “direto” ao ponto, prendendo a atenção do leitor com o intuito de revelar qual é o assunto proposto para, então, iniciar uma conversa que vai trazê-lo para os benefícios impulsionados pelo seu produto. Um textão, neste caso, não vai fazer com que o leitor fique do seu lado, já que esse é um conteúdo do tipo funil. Mostre o que você quer propor, escolha o jogo certo de palavras e mostre que entende a posição dele. Quanto mais ele se sente próximo a você, mais eficiente é o resultado. 

E aí vem o SEO…

Escrever é uma arte, inclusive dentro da tecnologia. É saber utilizar de palavras, termos e expressões que cativem a atenção de uma maneira positiva para o seu negócio. E tudo isso nos leva ao SEO, principalmente em se tratando de textos em sites e blogs. Um bom título, as palavras-chave certas, um jogo de palavras adequado e pronto: temos a receita de um gatilho mental eficiente, que tanto resulta numa boa comunicação com os usuários, como posiciona o seu conteúdo na área VIP do famoso e importantíssimo Google. Afinal de contas, ficar no topo de qualquer busca é uma garantia de sair à frente da concorrência. 

Saiba mais sobre métricas no marketing e como se colocar bem na web

Uma imagem, um vídeo e um gif valem mais que mil palavras

No universo do marketing, aproveitar a intersecção de diferentes mídias auxilia e reforça a mensagem que o seu texto passa. Ao criar uma campanha, pondere se ela também não abre espaço para incorporar um vídeo, uma imagem, um gif exclusivo e que dão um boom para a mensagem que você quer passar. Isso estimula ainda mais a atenção do seu possível cliente e aumenta o seu lead, já que a interatividade faz com que ele se aproxime de você. 

Call to action!

1, 2, 3… Clique! Quanto mais você estimula a ação do usuário dentro do conteúdo produzido, mais ele se sente dentro do universo proposto pelo produto em evidência. A call to action é o JavaScript do copywriting, pois ela impulsiona uma interação essencial para trazer o público ao universo que você quer propor. 

Leia mais: como fazer um bom lead e converter leitores em clientes

Um sorriso, uma lágrima

Lançar mão de gatilhos mentais no copywriting é também ter o feeling para fazer o jogo certo de ações e palavras que despertem no usuário a vontade de adquirir o que você está oferecendo. Dentro deste contexto, a criatividade é essencial para fazer rir e chorar nas ocasiões certas, sempre tomando cuidado com exageros, para não parecer forçado demais, e sabendo o momento propício para lançar essa estratégia. 

Quer saber mais? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp (+55 (11) 98436-1114)!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>