Agência Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

Como fazer o gerenciamento de sua marca

Tudo começa (e termina) no gerenciamento de sua identidade!

Certamente você já viu essa palavra confusa em algum artigo de marketing digital: o tal do “Branding”. Se você ficou se perguntando o que isso quer dizer, e como isso por auxiliar sua marca a crescer, você veio ao artigo certo. Para saber como o branding fará sua marca deslanchar, continue lendo!

Empresa que investem em marketing digital, garante a frente na corrida do mercado: o sucesso é inevitável! E, para ter o melhor conteúdo sobre estratégias, insights e novidades do mundo online, assine nossa newsletter. É simple, rápido e, o principal, gratuito! assine a newsletter da Agência Lamarca, preenchendo o formulário ao lado! ?

O que é Branding?

O branding é a organização das estratégias de gerência da marca de um empresa, desde sua concepção e planejamento, até sua utilização final nas estratégias de marketing. Mas, se você acha que branding e marca são a mesma coisa, é melhor repensar.

Qual a diferença entre Branding e marca

Uma marca é muito mais do que a representação gráfica de uma empresa – isso é, um logo e todas as informações adjacentes, a identidade visual. Uma marca inclui tanto a experiência, quanto os sentimentos criados pelo público ao entrarem em contato com a empresa. E, por mais que uma empresa possa planejar uma marca para passar sensações, e se utilizar de diversas estratégias, o processo de reconhecimento da marca é individual, mudando de pessoa para pessoa.

Dessa forma, você certamente desejará que sua marca esteja o mais próxima ao seu público alvo possível: é aí que entra o Branding. Ele é responsável por encontrar as melhores formas de criar pontos de contatos com audiência, de forma com que se identifiquem com a marca e, é claro, consumam seus produtos e serviços, fazendo também uma propaganda positiva a aqueles que os rodeiam.

Todas as novidades do mundo do marketing digital em um só lugar: siga já o Instagram Oficial da Agência Lamarca!

Branding básico: Por onde começar?

Uma gestão de marca (ou a marca por si só), não nasce da noite para o dia. Características básicas devem ser muito bem estudadas previamente. Para iniciar o processo de branding, você precisa levar os seguintes aspectos em consideração, concomitantemente:

Identidade visual

A identidade visual da marca é o conjunto de suas características visuais. Nela, desenvolve-se: 

  • Um logo que transmita tudo aqui que a marca quer passar a seu público, aliado à paleta de cores a serem utilizadas sempre em sua comunicação;
  • O tom de voz a ser utilizado em sua comunicação direta com o público: formal, informal, amigável, autêntico;
  • Um slogan, que resuma a marca em uma frase.

A partir disso, desenvolve-se um manual da marca (o famoso Brand Book), com todas as regras de utilização de logos, cores, fontes, slogans etc. 

O posicionamento da marca

Parte importantíssima ao Branding, o posicionamento da marca é mais abstrato do que a identidade visual. Isso porque o posicionamento se relaciona aos objetivos da empresa e  sua utilidade não só ao público alvo, como a comunidade. Ele deverá ser baseado não só nos valores da empresa, mas como ela se encontra no mercado atualmente. Isso porque, o posicionamento da empresa e de sua marca poderá se alterar com o tempo, combinando com as necessidades encontradas pelos responsáveis pelo branding da empresa.

Agora que você já sabe a importância do branding e de sua marca para seu negócio, que tal investir mais em marketing digital? A Lamarca conta com mais de 10 anos de pura paixão por resultados! Entre em contato através do formulário abaixo!

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
POSTS RECENTES