(Tempo de leitura: 3 minutos)

Ter uma estratégia de marketing digital de acordo com o momento da sua empresa e com os objetivos é fundamental. Por exemplo, se você está começando no mercado, a estratégia é uma, se já possui um público e quer convertê-los em leads, a estratégia é outra e assim por diante. A estratégia certa ajudará a sua empresa a cumprir a meta da melhor forma possível.

Montar uma estratégia de marketing digital não é algo muito complexo, porém, é necessário bastante atenção e monitoramento constante das métricas que já possui em mãos. Lembre-se: a estratégia precisa estar muito bem alinhada com o objetivo da empresa neste momento.

Para ajudá-lo, vamos listar abaixo um passo a passo para montar a estratégia de marketing digital perfeita para o seu negócio. Acompanhe!

Passo 1: defina os objetivos

Não se pode chegar a algum lugar se você nem sabe onde esse lugar é. Portanto, o primeiro passo para montar a sua estratégia é definir objetivos de curto, médio e longo prazo. Para criar o seu objetivo, você pode utilizar a técnica SMART. Um mnemônico em inglês que irá ajudá-lo e muito nessa etapa. A técnica vai definir como o seu objetivo deve ser. Veja:

  • Específico (Specific): o objetivo deve ser específico, estar de acordo com um determinado momento, além disso, deve estar bem claro para todos os envolvidos;
  • Mensurável (Measurable): dentro do ou dos objetivos crie metas. Elas são importantes para saber qual caminho seguir até alcançar os objetivos;
  • Atingível (Actionable): um objetivo fácil demais ou difícil demais de ser alcançado pode desmotivar a sua equipe. Já pensou cumprir todas as metas, mas nunca alcançar o objetivo final? Os objetivos precisam ser realistas e, é claro, alcançáveis;
  • Relevante (Relevant): é claro que o objetivo traçado precisa ser relevante para o seu negócio, ou seja, precisa realmente fazer a diferença;
  • Temporal (Time-bound): tenha um prazo para alcançar cada tipo de objetivo.

Passo 2: determine as KPIs

KPIs são indicadores de performance, ou seja, eles ajudam a sua equipe a descobrir se a estratégia de marketing digital criada está de acordo com o esperado. Melhor dizendo, se os resultados são os esperados. É o KPI que indicará se a sua empresa está indo pelo caminho certo ou não, por isso, a importância de monitorá-los sempre.

Passo 3: crie a persona

Atirar para todos os lados só fará com que você gaste tempo e dinheiro e não é isso que queremos. Por isso, determine quem será o seu público-alvo e, a partir dele, determine a sua persona. 

A persona é a pessoa para qual os seus esforços estarão direcionados. É a pessoa que precisa ou precisará, em algum momento, do seu produto ou serviço. Para determiná-la, você pode utilizar as informações que já possui sobre os seus clientes. O seu tipo de produto também pode ajudar. Por exemplo, se você tem uma barbearia, a sua persona precisa ser um homem a partir de uma determinada idade.

Passo 4: saiba o custo de aquisição do cliente

Para saber quanto a sua empresa pode investir na sua estratégia de marketing digital, é necessário saber qual será o custo do seu cliente, ou melhor, qual será o custo limite. Essa é uma forma de manter os custos com o departamento de marketing controlado. Além disso, você precisa ter lucros. Por exemplo, se o custo para trazer um cliente foi de R$ 100 e ele fez uma única compra de R$ 20, certamente você terá prejuízo ao continuar por esse caminho.

Quer receber mais dicas e cuidar melhor do seu negócio? Então, assine a nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>