(Tempo de leitura: 3 minutos)

Conheça e compreenda as principais métricas de marketing digital, e como elas podem alavancar seu negócio!

Não tem como: a única forma de ter uma estratégia de sucesso é medindo os resultados das etapas iniciais. Por isso, as métricas de marketing devem fazer parte de seu dia a dia – e de seus relatórios! Conheça as principais métricas de marketing e como utilizá-las, a seguir!

Já é comprovado: empresas que investem em marketing digital tem muito mais sucesso! Quer saber tudo sobre as estratégias que vão alavancar suas vendas, tudo de forma online e, o melhor, de graça? Então assine a newsletter da Agência Lamarca, preenchendo o formulário ao lado – e fique tranquilo, spam, aqui, não tem vez! 👉

O que são as métricas de marketing?

Métricas de marketing são, basicamente, indicadores obtidos em uma ação e/ou campanha feita através dos canais da empresa. A partir delas, é possível mensurar resultados, de forma a confiar a eficácia de sua estratégia de marketing, ou a necessidade de repensá-la.

Muitas pessoas tendem a não dar devida atenção aos resultados, ao mesmo tempo que podem também copiar estratégias de marketing como se fossem receitas de bolo. E esse certamente não é o ideal! Cada empresa conta com um público alvo e persona, com necessidades e desejos diferentes. Além disso, cada marca tem características que a diferencia das demais. Por isso, é necessário estar sempre atento, tanto ao planejamento de estratégias, quanto à análise das métricas de marketing.

Agora que você já sabe o que são, vamos apresentar algumas das métricas mais importantes para sua empresa!

Métricas de Marketing – Avaliando resultados

Poderíamos passar horas falando sobre as várias métricas de marketing existentes, mas vamos nos ater àquelas que são indispensáveis, mas, ao mesmo tempo, simples. Além disso, é importante lembrar: esses resultados podem estar nas ferramentas que você utiliza (como Google Analytics e Google Ads), a um clique de distância!

1. ROI – Return of Investment

Sem dúvidas a primeira métrica a ser considerada, o ROI demonstra o retorno recebido a partir de seu investimento em marketing (literalmente a tradução de seu nome). Nós explicamos mais sobre como calculá-lo e a importância dele para sua empresa nesse artigo!

2. A tríade de siglas: CPC, CPA e CPM

Três das métricas de marketing mais conhecidas, elas giram em torno de custos. O CPC (Custo por Clique) representa a média de valor investido para cada clique recebido, por exemplo, em um anúncio pago no Google Shopping. Já o CPA (Custo por Aquisição) demonstra a média de valor investido para que seu público chegue ao objetivo de sua campanha (sendo ele, por exemplo, finalizar uma compra em seu e-commerce). Por fim, mas não menos importante, o CPM (Custo por Mil) identifica o valor investido a fim de que, por exemplo, um anúncio seja visto apareça para 1000 pessoas.

3. Métricas sociais

Não podemos nos esquecer também das chamadas métricas sociais. Elas se relacionam aos objetivos a serem alcançados nas redes sociais, de uma forma geral. Para sua análise, é necessário considerar uma série de características específicas a cada marca, uma vez que os objetivos são diferentes nas diferentes mídias. As principais métricas sociais são: 

  • Número de seguidores: uma página com um bom número de seguidores faz com que novos seguidores tenham confiança em seu conteúdo. Mas lembre-se: ter muitos seguidores não quer dizer que todos eles acessarão seu conteúdo!
  • Alcance: pegando carona no tópico acima, essa métrica mede o número de pessoas que, de fato, entram em contato com seu conteúdo.
  • Engajamento: por fim, a métrica de engajamento envolve todas as interações do público com seu conteúdo (curtidas/likes, comentários, compartilhamentos, cliques, etc), e é, sem dúvidas a mais importante. Se seu público faz questão de interagir com sua marca, você está no caminho certo!

Ainda tem dúvidas sobre métricas de marketing? Mande-nos uma mensagem pelo formulário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>