Agência Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

Como a tecnologia e o marketing digital podem ajudar na comunicação corporativa

Existem muitas formas de comunicar e engajar os funcionários de uma empresa. Muito além dos tradicionais jornais murais e das newsletters que, muitas vezes, acabam por lotar a caixa dos e-mails corporativos, sem informar e integrar propriamente os times internos.

Um dos maiores desafios das empresas hoje em dia é, justamente, fazer com que os colaboradores permaneçam por mais tempo dentro delas, sentindo-se verdadeiramente parte do time, com um papel relevante no desenvolvimento e no sucesso dela. Com tantas opções no mercado de trabalho, a rotação dos funcionários é muito maior, o que pode impactar na economia interna, desorganizando planos pré-estabelecidos e impactando as receitas. E isso não é, de forma alguma, culpa do colaborador: a empresa precisa fornecer benefícios, iniciativas e estratégias que façam o funcionário sentir-se verdadeiramente parte de uma família.

A seguir, damos dicas de como utilizar a tecnologia e o marketing como uma ferramenta eficiente de comunicação corporativa, para integrar mais os times internos e proporcionar maior satisfação e resultados mais robustos. 

Pequena-grande empresa: marketing digital robusto para pequenos grupos

Crie softwares, apps e ferramentas inteligentes

A newsletter ainda tem sua função, mas deve ser utilizada para comunicados pontuais. Eventos e iniciativas internas, desenvolvidas com exclusividade para a empresa em questão, concentram maiores possibilidades de inclusão de mídias, como jogos e sorteios, bem como trazem uma linguagem mais leve e com maiores possibilidades de engajamento. A PepsiCo, por exemplo, tem um dos aplicativos internos de maior referência do mercado, com sorteios, jogos e comunicados publicados dentro do mesmo, evitando o disparo em massa de e-mails. Isso é um exemplo de como as empresas podem criar suas próprias plataformas de comunicação interna, usando e abusando da criatividade, disponibilizando recursos que casem com os valores e a filosofia da companhia. E, de quebra, dando espaço para os desenvolvedores brilharem também.

Boas estratégias de comunicação: aprenda a montar um bom plano de monitoramento de mídias sociais

Use a comunicação corporativa para divulgar eventos

Campanhas internas de vacinação, concursos, divulgação de vagas onde colaboradores internos são priorizados, eventos em datas pontuais… Tudo isso pode ser desenvolvido e divulgado com inteligência. Mais do que o dia-a-dia repleto de tarefas e funções típicas do mercado de trabalho: já que passamos um tempo considerável dentro dos escritórios, porque não proporcionar iniciativas que permitam com que colaboradores possam descansar e se divertir com seus colegas e supervisores? 

Premiações e promoções como reconhecimento

Acompanhar o engajamento e os resultados positivos gerados pelos funcionários, com o respaldo dessas plataformas, ajuda a mapear áreas de oportunidades para prêmios e ofertas de promoções. Uma das maiores causas de rotação de funcionários dentro das empresas é justamente a insatisfação com salários e cargos estagnados. Um elogio e o reconhecimento por resultados positivos é algo que alimenta positivamente a autoestima das pessoas – e o mesmo se aplica ao mercado de trabalho. E claro: divulgue internamente quando essas mesmas situações acontecerem. Os times trabalham melhor e com mais força de vontade quando sabem que fazem parte de uma companhia que reconhece boas ideias e permite o crescimento e o boost na carreira de seus colaboradores. 

Leia mais: comunicação integrada para ter mais consistência

Dê espaço para novas ideias e projetos

Vá além do dia-a-dia do trabalho e promova situações onde os funcionários possam criar projetos internos e organizar ideias que tragam boas iniciativas para a corporação. Criar projetos sociais, por exemplo, é uma boa forma de manter o equilíbrio e a satisfação entre as equipes, além de fazer com que a própria empresa vá além e se envolva em outros projetos que tragam resultados extremamente positivos. 

Aqui, na Lamarca, nós temos ótimas ideias para alinhar todas essas estratégias para impulsionar bons resultados na sua empresa e aumentar o engajamento dos seus funcionários. Saiba mais contactando o nosso time, através do nosso número no WhatsApp: (+55 (11) 99143-9579)!

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
POSTS RECENTES