Agência Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

5 principais métricas para o blog da sua empresa.

O blog é uma das principais formas da empresa entrar em contato com o público. É por meio de uma pesquisa no Google, por exemplo, que a sua empresa pode ser encontrada por um assunto que está no blog. Para saber se o seu blog está de fato dando os resultados previstos, o melhor a fazer é analisar as métricas para blog.

Ter um blog não se trata apenas de escrever, afinal de contas, essa ferramenta tem um propósito: levar as pessoas para o site da empresa. Para assegurar de que isso esteja acontecendo, é preciso analisar as métricas.

Mas quais? Se quiser saber a resposta para essa pergunta, confira abaixo!

Quais são as principais métricas para blog?

1. Quantidade de autores

É o número de pessoas que colaboram com os conteúdos do blog de alguma forma, inclusive como convidados.Se a sua empresa tem poucos autores, isso pode indicar um baixo engajamento ou falta de demanda.

2. Usuários únicos

Quando você entra em um site é utilizado um cookie, um tipo de carimbo que vai identificá-lo como usuário. O mesmo acontece com todos os outros usuários da internet.

Por meio desse cookie é possível saber quantas pessoas acessaram o blog, contando-os como visitantes únicos, ou seja, contabilizando apenas o usuário e não a quantidade de vezes que entrou no blog. Isso consegue oferecer dados mais precisos.

3. Taxa de conversão

A conversão ocorre quando algum usuário deixa de ser visitante e se transforma em outra coisa, por exemplo, um lead. Isso pode acontecer quando ele assina a newsletter, baixa um e-book, entre outras ações.

Acompanhar essa taxa é muito importante. Por exemplo, se o seu blog teve 100 visitas e 20 conversões, então, a taxa de conversão é de 20% e você pode usá-la para comparar com os resultados dos próximos meses.

4. Quantidade de posts

É o número de posts de são publicados dentro de um intervalo de tempo, ou seja, é uma frequência de postagem, assim como nas redes sociais.

Ter essa frequência no blog também é importante. Muitas empresas, no início, fazem cerca de 1 conteúdo por dia para ranquear mais rapidamente no Google. Com o passar do tempo, quando já possuem muito conteúdo, baixam a frequência para 1 vez por semana. O mais importante é não deixar de postar e mostrar para o seu público que a sua empresa continua na ativa.

5. Pageviews

É a quantidade de vezes que o seu blog foi visualizado, o que por sua vez é diferente de visitantes.

Pense bem, 1 único visitante pode visualizar várias páginas do seu blog, até mesmo olhar várias vezes uma mesma página.

Identificar o número de visualizações das páginas ajuda a identificar qual tipo de conteúdo agradou mais a sua audiência. Dessa maneira, é possível entender melhor quem visita o seu blog e o que essas pessoas querem encontrar lá.

Acompanhar as métricas para blog é de extrema importância para alcançar o resultado. Faça uma análise desses números, identifique os pontos que precisam ser modificados e os que precisam ser melhorados. A sua audiência agradece.

Quer saber como melhorar as métricas do seu blog? Veja quais imagens deve evitar!

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
POSTS RECENTES