Agência Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

Como montar um calendário editorial

Você já ouviu falar em calendário editorial? Essa é uma estratégia muito importante para qualquer plano de marketing. É no calendário que você irá determinar qual tipo de conteúdo vai postar, qual o assunto abordado e quando. É uma forma de ter mais controle sobre todo o conteúdo da empresa e, é claro, ter também mais organização.

Ajuda também a ter uma visualização do todo para organizar melhor as demandas que estão por vir e se otimiza o trabalho da equipe, pois sabendo o que precisa ser feito, a produtividade aumenta. O ideal é que o calendário editorial seja feito, pelo menos, para 1 mês. Mas como fazê-lo?

É justamente sobre isso que falaremos agora. Vamos mostrar a você como montar o seu calendário editorial da melhor maneira possível. Acompanhe!

Passo a passo para montar um calendário editorial

Passo 1: trace um objetivo

É claro que qualquer de suas ações dentro da empresa precisa ter um objetivo. Criar um calendário editorial sem um motivo é apenas perda de tempo, energia e dinheiro. Existem alguns objetivos que você e sua equipe podem estabelecer como gerar leads, engajar uma audiência, aumentar o número de vendas, entre outros.

Passo 2: estabeleça metas

Tenha metas de curto, médio e longo prazo, são essas metas que vão nortear a equipe. Por exemplo, o seu objetivo de médio prazo é vender mais. Mas quanto e em quanto tempo? Por exemplo, aumentar as vendas em 0,5% em 6 meses. Lembre-se de que as metas precisam ser mensuráveis e alcançáveis.

Passo 3: determine os tipos de conteúdo

Quais conteúdos você deseja trabalhar na sua estratégia? Vai ter vídeo? Vai usar redes sociais, conteúdos para blog? Vai disparar e-mails? Pretende criar um e-book? De quanto em quanto tempo? Qual é a frequência de blog posts? Esses são itens básicos que precisam ser determinados no calendário para seguir adiante.

Passo 4: determine a ferramenta

São muitos os membros da equipe que precisam ter acesso ao calendário e aos conteúdos. Você pode utilizar uma ferramenta para facilitar esse acesso. Algumas delas são o Trello, o Asana e o Google Calendar são alguns exemplos. Por meio delas você consegue compartilhar o calendário com todos da equipe sem perder o controle sobre o fluxo de produção.

Passo 5: estabeleça uma frequência

A frequência da postagem é algo importante e precisa haver um equilíbrio. Postar com muita frequência pode cansar o leitor e outras pessoas que seguem a sua empresa. Postar pouco pode fazer com que as pessoas esqueçam dela. E qual frequência estabelecer para cada tipo de conteúdo? Bom, vejamos:

  • Vídeos no YouTube: 1 x por semana;
  • Posts no blog: 3 x por semana, algumas empresas determinam 1 vez por semana, mas a verdade é que quanto mais, melhor;
  • Ebooks: 1 x por mês, mas também pode ser a cada 2 meses, a cada 3, o que ficar melhor de acordo com o momento da sua empresa e da sua estratégia;
  • Instagram: 1 x por dia. 

Lembrando que essas frequências não são absolutas, afinal de contas, cada empresa tem uma realidade e um objetivo. Por exemplo, se o seu objetivo nesse momento não é gerar leads, então fazer 1 ebook a cada trimestre é uma boa frequência.

Agora é só colocar a mão na massa. Seu calendário editorial está pronto e você já pode começar a colher os frutos dessa organização. 

Quer receber mais dicas que vão melhorar a sua estratégia de marketing? Então, assine a nossa newsletter!

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
POSTS RECENTES