(Tempo de leitura: 2 minutos)

O WhatsApp é um dos meios de comunicação digital mais utilizados atualmente. Só aqui no Brasil, são mais de 130 milhões de usuários e, certamente é um local que pode ser aproveitado para alavancar suas vendas. Vender pelo WhatsApp é uma excelente estratégia que pode ser usada pela sua empresa, mas é preciso criar boas táticas de forma que sejam relevantes para o seu público-alvo.

Assim como nas redes sociais, apenas sair distribuindo cards para os mais diversos contatos da lista ou produtos com valores não costuma funcionar muito bem. 

Mas o que funciona? É exatamente para responder a essa pergunta que preparamos este conteúdo. Confira abaixo algumas dicas que vão ajudar você a ter sucesso nessa estratégia!

Como vender pelo WhatsApp?

1. Use listas de transmissão

A verdade é que as pessoas já estão um pouco cansadas de grupos e, considerando que você terá cada vez mais clientes, um grupo no WhatsApp com muitas pessoas pode não dar certo. Muitos querem apenas dar “bom dia”, outros postam vídeos e memes e tudo vira uma bagunça. Fazer um grupo onde apenas o administrador pode falar também não faz sentido.

Então, a melhor opção é fazer uma lista de transmissão. Assim, você pode enviar as mensagens que deseja para cada cliente de forma separada. Na primeira mensagem, informe que o cliente está participando de uma lista de transmissão, o que ele vai receber de informação por meio dela e com que frequência. Dê a ele a opção de sair da lista a qualquer momento.

2. Crie conteúdo relevante

Além dos produtos e promoções da sua empresa, é interessante oferecer também conteúdos que possam, de fato, ajudar o usuário e que tenham a ver com o seu produto ou serviço. Por exemplo, se você tem uma loja de calçados, pode compartilhar sobre os tipos de pegadas e como as palmilhas podem ajudar. 

É interessante também criar listas de acordo com o funil de vendas. Muitas vezes pode não fazer sentido oferecer o mesmo conteúdo para um cliente novo e um antigo.

3. Crie um link no Instagram

Outra rede social bastante interessante e com grande crescimento é o Instagram. Ele pode funcionar como uma vitrine para o seu negócio e você pode aproveitá-lo para criar um link e direcionar os seus seguidores para o WhatsApp sempre que quiserem entrar em contato com você. Existem ferramentas gratuitas e fáceis de usar que oferecem o link pronto para ser usado.

4. Use gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são técnicas utilizadas em textos e imagens publicitárias e são uma forma bastante convincente de fazer o usuário comprar. Por exemplo, você pode informar que possui um determinado produto e que faltam poucas peças para acabar o estoque. Isso cria um senso de urgência e faz com que as pessoas comprem mais rapidamente, pois elas passam a ter medo de não aproveitar a oportunidade.

Viu como vender pelo WhatsApp pode ser bem mais fácil quando você usa uma boa estratégia? É importante também ter uma persona para direcionar os seus esforços para as pessoas certas.

Assine a nossa newsletter e receba mais dicas que vão ajudá-lo a alavancar o seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>