Agência Lamarca Brasil – Agência Especialista em Marketing Digital e Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

Benchmarking: formas inteligentes e eficientes de analisar a concorrência

Diz um certo ditado popular que “nada se cria, tudo se copia”. Nem tudo, porém, pode ser tão levado ao pé da letra, principalmente em se tratando de seres tão criativos quanto os humanos e de um universo tão dinâmico e mutável quanto o digital. É possível, sim, que novas ideias surjam. É possível ter inspirações construtivas a partir de ideias já consolidadas. E tudo isso converge para um processo extremamente importante em qualquer empresa: o benchmarking. 

O benchmarking é, a grosso modo, uma estratégia para analisar a concorrência e outras empresas que atuam em segmentos e filosofias semelhantes às suas. Traduzindo o termo para português, o denominado “ponto de referência” pode ser entendido como um conjunto de pesquisas, monitoramento e ações que, juntos, formam um processo de pesquisa inteligente que conduzem à práticas estratégicas e que otimizam diversas áreas de atuação da companhia. Ela é, portanto, indispensável para um marketing digital eficiente. 

Aplicar esses conceitos e práticas exige um olhar cuidadoso e delicado. Isso porque precisamos, acima de tudo, pensar na ética e na legalidade, bem como no impacto direto que cada ação tem diante do nome dessas empresas. Veja nos tópicos descritos abaixo: 

Do planejamento à prática: veja as vantagens de contratar uma agência de Marketing Digital

Cópia é diferente de inspiração

A cópia ao pé da letra é antiética e ineficiente. Ela gera uma repercussão extremamente negativa, a ponto de, por razões óbvias, ser capaz de destruir um negócio. Inspirar, porém, é um ato que otimiza diferentes ideias e campanhas. Pense em propagandas que te tocaram positivamente, dentro de empresas com objetivos e valores semelhantes aos seus. Por que elas foram tão eficientes e inspiradoras? Qual foi a ideia central e quais foram os elementos escolhidos para conduzi-la? Qual é a identidade visual e as mídias que se convergiram para formar o resultado? Responder a essas perguntas auxilia na produção de uma nova campanha eficiente. Isso porque você se inspira em ideias eficientes, e as usa de forma inteligente na hora de colocá-las em prática para engajar e fidelizar usuários. 

Atentar-se para sair na frente

Observar a concorrência é identificar áreas de oportunidade. Isso envolve um grande processo de pesquisa não só nos produtos entregues por determinadas empresas, mas no comportamento recente da sociedade. Pense no que é tendência, no que pode repercutir em poucos meses, no que tem atraído seguidores. Pense se seus concorrentes entregam resultados eficientes dentro desses moldes e se isso casa com o que o público quer ver. Você pode tanto impulsionar melhores resultados a partir desses modelos de sucesso como aproveitar-se de elementos em potencial para ditar novas tendências e comportamentos. Para isso, é preciso estudar – só assim o diferencial acontece e sua campanha ganha maior destaque. 

Criatividade, monitoramento e diálogo: conheça as vantagens de contratar um Community Manager

Identificar áreas de oportunidade 

Esse é um item que converge muito com o anterior. Afinal de contas, estamos falando de um estudo que expõe determinados elementos a serem explorados. Muito além de sair à frente da concorrência ao observar o público: isso também te mostra onde a sua empresa pode atuar e o que ela pode trazer de disruptivo para os consumidores. 

Erros e acertos que geram acertos

Observar como empresas do seu campo de atuação se comportam também gera insights para não repetir erros. Observe as empresas que você monitora. Veja cases de sucesso e outros que geraram crise para essa marca. Onde ela acertou? Qual detalhe ela deixou escapar que culminou nessa repercussão negativa? Quais são os resultados qualitativos e quantitativos que você pode coletar e analisar para que sua empresa não caia em armadilhas prévias e tenha uma reputação mais positiva? Isso ajuda a guiar o teu planejamento e a otimizar processos. 

Veja dicas de como gerenciar uma crise e posicionar sua empresa com eficácia

Quando a concorrência pode virar parceria 

Nem sempre as empresas que estão no seu radar vão permanecer no lado oposto. Em muitos casos, uma filosofia ou objetivo semelhante pode virar uma parceria com ganhos consideráveis para ambos os lados. Uma linha desenvolvida, uma campanha conjunta, uma sociedade. A arte do benchmarking é eficiente justamente por isso: toda a atenção dedicada a esse processo otimiza resultados e reputação, mas também te orientam sobre o momento certo de dar as boas-vindas e iniciar uma jornada lado a lado. 

Todas essas dicas servem como uma orientação eficiente para realizar essa análise tão importante. Mas podemos ir além: aplique essa estratégia inteligente com os profissionais da Lamarca. Entre em contato com a gente agora mesmo pelo WhatsApp (+55 (11) 98436-1114). Teremos o maior prazer em auxiliar a sua empresa nesse processo!

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
FORMULATIO DE CONTATO
POSTS RECENTES