Agência Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

A importância dos Backlinks para ranquear no Google

Quando você está fazendo uma pesquisa nos mecanismos de busca, dificilmente acessa a segunda página, certo? Pois esse é o comportamento da maioria das pessoas: clicar nos primeiros resultados que aparecem.

Portanto, manter a página no topo do Google é o objetivo de todas as empresas digitais. Mas para isso, algumas estratégias devem ser aplicadas. 

Assim como o uso adequado das palavras-chave, os backlinks também são fundamentais para o seu conteúdo ranquear no Google. Afinal, eles são uma importante estratégia de inbound marketing e SEO.

Se você não sabe do que do que estamos falando ou quer entender melhor sobre o assunto, nos acompanhe nessa leitura e entenda porque os backlinks são um recurso indispensável para o seu site.

Afinal, o que são backlinks?

Sabe quando você está lendo um artigo e ele possui alguns trechos e/ou palavras com links que levam a outra página, seja do mesmo site ou não? Então, esses direcionamentos são os backlinks. Neste artigo mesmo você pode notar alguns exemplos. 

Os backlinks podem ser internos ou externos. Entenda sobre cada um:

  • Backlinks internos: são os que direcionam os leitores a outras páginas de um mesmo domínio, que contenham assuntos complementares. Dessa forma, além de enriquecer a experiência com o seu conteúdo, eles também passam mais tempo navegando pelo site;
  • Backlinks externos: são os que direcionam os leitores a outros sites, com a intenção deles encontrarem conteúdo de valor sobre um assunto no qual o seu não tem autoridade, por exemplo. Os backlinks externos também podem ser o caminho pelo qual algumas pessoas chegarão ao seu domínio. Isso porque, outro site citou o seu como referência confiável.  

Quais são os tipos de backlinks?

Entre os internos e externos, existem diferentes tipos de backlinks. Veja quais são:

  • Anchor Text

O texto âncora é “clicável”, ou seja, ele contém o link que levará para o conteúdo. Trata-se de frases curtas com a palavra-chave relacionada ao tema de destino, e é um dos critérios de análise do Google para ranqueamento. 

  • Dofollow links

A tag dofollow é adicionada aos backlinks que passam autoridade entre as páginas. Por exemplo, ao mencionar outro site dentro do seu, você informa aos seus leitores que aquele conteúdo é confiável e valioso. Da mesma forma acontece quando outros sites mencionam o seu. 

Essa prática aumenta o tráfego e passa uma boa impressão para o Google, que percebe o seu conteúdo como valioso.

Contudo, linkar ou ser linkado para conteúdos suspeitos, prejudica a sua reputação tanto com a sua audiência, quanto com o Google.

  • Link Juice

O link juice transfere uma parcela de autoridade entre as páginas direcionadas, otimizando assim o ranking delas nos sites de busca. 

Para esclarecer, quando o seu site faz links em um artigo, uma parte do ranqueamento é distribuída entre cada um deles.

  • Low Quality Links

Esse é um tipo de backlinks prejudicial para o ranqueamento no Google. Pois provém de sites suspeitos, como com conteúdos impróprios e de baixa qualidade. 

  • Nofollow Links

A tag nofollow é utilizada nos backlinks que não transmitem autoridade entre as páginas. São bem úteis para evitar que os links adicionados nas caixas de comentários sejam ranqueados pelo Google, por exemplo.

  • Root Domains Links

O root domains links indica a quantidade de backlinks de um único domínio para o seu. Sendo assim, caso tenha muitos links direcionando para o seu site, ele será considerado apenas como um, pelos mecanismos de busca.

Por que os backlinks são importantes para ranquear no Google?

Os mecanismos de busca, como o Google, identificam valor em páginas que são frequentemente mencionadas por fontes confiáveis. E quanto mais aumenta essa percepção, melhor o seu site irá se posicionar e atrair tráfego orgânico.

A partir de backlinks de qualidade, o Google percebe que vale a pena exibir o seu domínio entre os principais.

Vale lembrar que essa é uma estratégia de marketing digital de longo prazo, e que precisa de um bom planejamento, assim como de conteúdos relevantes. Portanto, comprar backlinks é uma prática que pode prejudicar a reputação do seu site, pois contraria as diretrizes do Google.

Para atingir bons resultados, invista em bons conteúdos, faça links externos que também sejam enriquecedores para o seu público, conheça a sua concorrência e firme boas parcerias. 

Por fim, nós da Agência Lamarca somos focados em estratégias de inbound marketing para empresas que querem crescer. É o seu caso? Então, vamos conversar?

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
POSTS RECENTES