Agência Lamarca Brasil – Agência Especialista em Marketing Digital e Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

O que é jornalismo de marca e como aplicar na sua empresa

O marketing digital está em constante evolução, e o marketing de conteúdo também. Afinal, cada vez mais os consumidores querem e gostam de se envolver com as marcas, além de seus produtos e serviços. 

Por isso o conteúdo é tão importante, pois ele gera conexão, engajamento, e consequentemente, clientes fiéis.

Entre as muitas possibilidades de se produzir conteúdo para as marcas em seus múltiplos canais, surgiu o jornalismo de marca, ou brand journalism. Quer saber mais sobre esse formato? Então, acompanhe o nosso artigo. 

Afinal, o que é jornalismo de marca?

Foi em 2004, que Larry Light, então CMO do McDonald ‘s, criou este novo conceito. O jornalismo de marca é o formato/ mídia em que as empresas podem contar histórias sobre si para envolver o seu público. 

Diferente de outras propostas do marketing de conteúdo, o jornalismo de marca não tem a venda como objetivo direto. Pelo contrário, ele é o espaço para humanizar a marca, contando histórias sobre seus colaboradores, seus bastidores, desafios do dia a dia, projetos e tudo mais que possa gerar esse tipo de assunto. 

A pauta para essas matérias está na missão, visão e valores da empresa. E assim como o jornalismo tradicional, as histórias devem ser objetivas e honestas, demonstrando ao público que ele pode confiar na companhia que vos fala. 

Quanto ao formato pode ser bem variado como, por exemplo, a Red Bull tem a sua própria revista, a Red Bulletin, na qual inspira os leitores contando histórias sobre estilos de vida de pessoas famosas. 

A Microsoft também produz um estilo de revista digital, a Stories, e conta diversas histórias sobre o que a empresa está fazendo. Já a Coca-Cola tem seu próprio blog, em que aborda temas sobre as causas sociais em que a empresa está envolvida.

Benefícios do jornalismo de marca

Até aqui você já entendeu o conceito do brand journalism e viu que essa é uma forte estratégia para engajar o seu público, certo? Confira agora a importância que ela pode trazer para os seus resultados:

  • Através de matérias de valor, o seu público ganha maior consciência sobre “quem é a sua marca”, o que ela faz além dos produtos e/ou serviços que vende. Essa é uma potente fonte de conexão;
  • Ao criar e orientar reflexões através do jornalismo de marca, a sua empresa também começa a ganhar espaço como autoridade em um determinado assunto referente a sua área de atuação. Isso, somado ao marketing de conteúdo, pode formar uma poderosa estratégia de marketing multimídia;
  • Ainda sobre se posicionar como autoridade, através do jornalismo de marca também é possível abordar notícias do seu segmento. Falar sobre algum assunto que está no auge do momento, tendências, inovações, e tudo o mais que for inspiração para produzir boas matérias;
  • Quando as pessoas se envolvem com as histórias que a sua empresa está contando, naturalmente elas se convertem em leads. Ao acompanhar a trajetória por trás dos produtos e/ou serviço, seu público pode se identificar cada vez mais com a sua empresa e sempre a considerar para fechar negócios. 

E então, quais são as histórias que a sua empresa tem para contar? Se precisar de ajuda nessa jornada, entre em contato conosco e vamos conversar!   

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
FORMULATIO DE CONTATO
POSTS RECENTES