Agência Lamarca Brasil – Agência Especialista em Marketing Digital e Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

Newsletter: definindo a frequência perfeita para o seu negócio!

O e-mail marketing, quando bem utilizado, se torna uma prática de comunicação muito eficiente para conectar de forma direta empresas e seu público, já que permite o envio de mensagens de forma massiva e objetiva sobre novidades, ofertas, promoções, conteúdos, informativos e muito mais. Considerada um dos formatos mais comuns de e-mail marketing, a newsletter é geralmente composta por indicações de artigos, conteúdos digitais e novidades sobre a empresa, sendo uma excelente ferramenta para fortalecer o relacionamento da marca com os leads e impulsioná-los para os outros canais da marca, como redes sociais e site.

+ Performance + Inbound Marketing: o sucesso para sua empresa

Porém, existem diversos fatores que devem ser considerados na hora de utilizar o e-mail marketing para potencializar os resultados e conversões. Um dos principais é a frequência de envios, ou seja, manter seus inscritos informados e engajados com sua marca, mas sem sobrecarregar as caixas de entrada e receber o tão indesejado cancelamento de subscrição. Confira a seguir dicas para definir a frequência ideal para sua newsletter e atrair mais clientes com essa ferramenta digital simples e prática:

Elabore um cronograma mensal

Antes de mais nada, é preciso organizar sua base de informações: monte um cronograma mensal de envios de newsletters, incluindo qual será o público ideal e variando as segmentações para dias diferentes da semana. Exemplo: suponha que você possua um ecommerce de produtos saudáveis e queira mandar uma newsletter sobre suplementos. Seus segmentos poderiam ser: pessoas que entraram na categoria suplementos do site, pessoas que abriram meus e-mails nos últimos 90 dias (leads engajados) e pessoas que compraram na categoria suplementos nos últimos 60 dias (tempo de recompra).

+ 5 tendências de marketing digital para apostar em 2022

Realize testes com sua base

Conhecer sua base de clientes é fundamental para definir a frequência de disparos, e a melhor forma de obter esse conhecimento é realizando testes. Comece sempre com uma frequência baixa, como dois envios por semana, e analise o comportamento dos usuários por meio da abertura e interação. Com boas respostas, vá aumentando gradativamente a frequência dos disparos — uma boa dica é utilizar o site Smart Insights, que permite conferir o compilado de abertura de e-mails divididos por segmento.

+ LinkedIn no marketing digital: como alavancar seus leads com essa rede profissional

Acompanhe seus concorrentes

Entender o trabalho de seus concorrentes permite medir a frequência utilizada pelo mercado e pelas empresas que oferecem produtos e serviços semelhantes aos seus. Inscreva-se na newsletter de seus concorrentes e acompanhe qual a frequência utilizada, além de conferir quais as temáticas utilizadas: isso lhe dará mais insumos para montar o seu próprio cronograma e obter a frequência ideal.

Porém, é importante evitar e-mails que tenham somente teor promocional, o que pode contribuir para o cancelamento de assinatura ou até mesmo fazer sua newsletter ir parar no spam. Envie sempre informações ricas e importantes sobre sua marca ou que tenham relação com o que está sendo vendido. Um conteúdo rico e relevante para sua base faz toda a diferença na hora de obter autoridade e engajamento, fatores cruciais para aumentar suas vendas na internet.

+ Como funciona o desenvolvimento de sites? Descubra agora!

Entenda o comportamento de seus clientes

Os testes A/B — que consistem em dividir o tráfego de determinada página em duas versões e medir a taxa de conversão de ambas — são muito eficientes para compreender a fundo seu público e seus comportamentos de abertura. Confira a seguir as principais métricas e informações que devem ser consideradas na hora de analisar os resultados e verificar se sua newsletter está atingindo seus objetivos:

  • Taxa de entrega
  • Taxa de abertura
  • Taxa de cliques
  • Taxa de cancelamento de assinatura
  • Taxa de conversão
  • Bounce rate
  • ROI

+ 5 atitudes que podem estar impedindo a sua marca de crescer

A Lamarca Brasil tem a estratégia ideal para sua marca: fale conosco!

Somos uma agência de marketing digital e inbound marketing com foco em performance, há 10 anos oferecendo as melhores estratégias digitais e tudo o que seu negócio precisa para vender mais e marcar presença na internet. Alcance os melhores resultados e conquiste mais clientes com a Lamarca: clique aqui para acessar nosso site e solicitar seu orçamento hoje mesmo. Estamos esperando você!

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
FORMULATIO DE CONTATO
POSTS RECENTES