Agência Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

Você sabe o que é o funil de vendas? Descubra aqui!

Quando se fala em marketing online, há diversas técnicas que podem ser utilizadas. E-mail marketing, redes sociais, Search Engine Optimization (SEO), experiência do usuário…

Pois é, são muitas as opções oferecidas na web. Porém, há uma estratégia que reúne todas elas e agrada a gregos e troianos: o inbound marketing.

Ela é baseada no funil de vendas, uma metodologia que possui diversas etapas, cuja finalidade é transformar um simples visitante em um comprador.

Neste artigo, você saberá o que é o funil de vendas e como ele pode ajudar a melhorar os resultados do seu negócio. Confira o artigo a seguir e comece a utilizá-lo agora mesmo!

O que é o funil de vendas?

Basicamente, o funil de vendas é uma ferramenta de marketing que tem como objetivo atrair, converter, fechar um negócio e encantar o consumidor.

Uma de suas principais características é que, ao contrário do que acontece nos anúncios e links patrocinados, a iniciativa parte do consumidor. Ou seja, é ele quem inicia um diálogo com a empresa, facilitando a conversação.

A analogia ao funil é simples: usuários que ainda não conhecem a marca estão fora do funil. Ao terem um primeiro contato com a empresa, se localizam no topo do funil. Depois de iniciarem um diálogo, no meio. E, ao fim, elas saem do fundo do funil como clientes.

Não entendeu? Não se preocupe, pois vamos exemplificar mais a fundo a seguir.

Quais são as etapas do funil de vendas?

O funil de vendas possui diversas etapas e, por isso, tem um alto índice de efetividade. Ao longo de cada um dos estágios, há uma espécie de filtro que segmenta e pontua os usuários para determinar se eles estão aptos a passar para a próxima fase.

A seguir, entenda mais detalhadamente como funcionam as etapas:

Topo do funil

Nessa etapa, o usuário sequer sabe que tem um problema. Aqui, o objetivo é atraí-lo até uma das páginas do seu blog.

Para isso, são criados artigos com palavras-chave que correspondem às dúvidas da persona. Assim, elas encontrarão seu blog por meio do Google e outros buscadores.

Essa é a parte em que se produz mais conteúdo, já que a função é atingir o maior número de pessoas possível e, a seguir, identificar quais delas podem se tornar clientes.

Meio do funil

Ao ler o artigo e reconhecer que existe uma solução para um problema, o usuário fará o primeiro contato com a empresa.

Geralmente, uma conversão é contabilizada quando o visitante se inscreve em uma newsletter. Ou seja, solicita à empresa que envie mais conteúdo sobre o assunto e torna-se um lead.

Inicia-se, assim, um relacionamento entre os dois. A partir desse momento, é preciso nutrir o inscrito com informações relevantes e que possam ajudá-lo a resolver adversidades do dia a dia.

Fundo do funil

Perceba que, depois das etapas anteriores, o usuário já confia na marca e a enxerga como uma autoridade no assunto.

As plataformas de e-mail marketing indicarão aqueles que estão mais engajados. Ou seja, abrem mensagens com regularidade, baixam conteúdos, clicam em links etc. Então é chegado o momento de fazer uma oferta e, certamente, as chances de fechar um negócio são muito maiores graças aos passos anteriores.

Agora você já sabe o que é o funil de vendas e está preparado para colocá-lo em prática na sua empresa. Seu negócio já aplicou essa técnica? Conte pra gente nos comentários! Será um prazer discutir os melhores caminhos para o sucesso.

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
POSTS RECENTES