Agência Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

Veja como montar um plano de marketing digital realmente efetivo

Nos dias de hoje, utilizar um plano de marketing digital para engajar e atrair consumidores não é somente uma opção. Com mais de 120 milhões de pessoas conectadas à internet no Brasil — número que o coloca na quarta colocação do ranking mundial —, é praticamente impossível não utilizar a web para prospectar clientes. Afinal, se você não fizer, seus concorrentes o farão.

Contudo, a inexistência de resultados plausíveis leva alguns empreendedores a crerem que as estratégias online não funcionam. Talvez a principal causa disso seja a negligência com o planejamento. A pressa e a ansiedade por efeitos imediatos fazem com que muitos administradores pulem direto para a execução do projeto, prejudicando a identificação dos resultados.

Entretanto, na web isso é um grande pecado. Afinal, é apenas com a definição de objetivos que será possível medir e adaptar as ações para que sejam mais efetivas.

Se você quer saber como funciona esse importante estágio, veio ao lugar certo. Neste artigo, você aprenderá a montar um plano de marketing digital à prova de falhas. Continue a leitura e confira!

Defina seus objetivos primários

Uma das maiores vantagens do marketing online é que tudo pode ser mensurado. A primeira fase da elaboração de um plano consiste na definição dos objetivos. Eles precisam ser quantificáveis, pois assim você poderá avaliá-los mais tarde.

Para isso, inicialmente será necessário estabelecer uma meta primária. Esse será o seu alvo. Em uma analogia simples, é o troféu que está no topo da escada.

Estabeleça objetivos secundários

A seguir, é feita uma lista de objetivos secundários que funcionarão como os degraus para alcançar o propósito final. A partir de uma base de dados já existente (caso o seu negócio já esteja em funcionamento), calcule quais serão as ações necessárias para chegar ao objetivo primário.

Vamos a um exemplo prático: João Vítor possui uma loja virtual. Ele definiu em seu plano de marketing que precisa aumentar em 50% o número de vendas. Atualmente seu site recebe 20 mil visitas mensais. Desses, mil usuários realizam uma compra.

Ou seja, para elevar o número de compradores, é preciso ascender o número de visitas para 40 mil. Mas não para por aí: quais serão as táticas utilizadas para chegar a esse valor? É preciso aumentar o número de seguidores nas redes sociais? Duplicar a aquisição de leads? Investir mais em links patrocinados?

Perceba que o plano de marketing é totalmente embasado em dados já existentes. Ou seja, é praticamente infalível.

E lembre-se: comece pelo objetivo mais importante e estabeleça ações menores para alcançar cada um dos secundários em ordem decrescente.

Invista na pesquisa de mercado e defina a sua persona

A seguir, é a hora de conhecer melhor a sua audiência. A persona é um personagem fictício que espelha o seu cliente ideal, ou seja, com quem a sua marca deve dialogar. Nesse sentido, as pesquisas de mercado podem ser de grande valia.

Muitas pessoas acreditam que esse é um recurso caro e acessível somente às grandes empresas, mas a verdade é que a web oferece diversas possibilidades. Você pode, por exemplo, enviar um questionário para a sua lista de e-mails, seus seguidores no Facebook ou publicar em grupos de redes sociais.

Além disso, plataformas de análise, como o Google Analytics e o Facebook Insights oferecem uma série de dados relevantes sobre o seu público. Isso inclui informações geográficas, demográficas e comportamentais.

Feito isso, o próximo passo consiste na elaboração de um plano de ações para alcançar as metas estabelecidas e baseadas no seu perfil de cliente ideal. E não se esqueça, é claro, de avaliar os resultados com regularidade, definindo os melhores canais de aquisição e estratégias com bom desempenho.

Prontinho! Agora você já está preparado para elaborar o seu plano de marketing digital e executar suas estratégias. Se desejar o auxílio de uma empresa especialista no ramo, entre em contato com a Lamarca Brasil! Será um prazer conversar sobre o seu negócio!

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
POSTS RECENTES