(Tempo de leitura: 5 minutos)

Quando pensamos em negócio, logo pensamos em venda e resultados. Mas é importante entender que, para efetuar vendas e alcançar os nossos objetivos, precisamos de uma estratégia de marketing alinhada com o nosso negócio, que seja mais do que marketeira, trazendo conhecimento e mostrando a nossa expertise para o mundo. 

+ Marketing digital: 3 plataformas que oferecem cursos gratuitos e completos para você turbinar a sua estratégia

Uma das formas de agregar valor à sua marca e trazer mais relevância é o blog. Nele são gerados conteúdos de diversos formatos – textos, áudios, vídeos -, que são conectados com o universo do seu negócio. É a partir dessas publicações que você vai atrair mais visitantes para o seu site, aumentando o tráfego, bem como criar credibilidade para a sua marca, mostrando para a sua audiência que você é especialista no assunto retratado. A produção de materiais para blog faz parte da estratégia de marketing de conteúdo e é essencial para quem quer captar e fidelizar leads. 

+ Você sabe como vender mais usando um blog? Descubra!

O que é um blog e qual a sua importância?

O blog é uma maneira de agregar valor à sua marca através de conteúdos relevantes que mostram a expertise do seu negócio em um determinado assunto. Com bons conteúdos de blog, você atrai mais audiência, envolve e gera valor para as pessoas, aumentando a percepção positiva da sua marca e, consequentemente, aumentando o número de leads.

Esse modelo de atração de leads através do blog, de forma não-invasiva, é chamado de Inbound Marketing. No Inbound, a marca gera conteúdo relevante para atrair mais pessoas, a modo de colocá-las no funil de vendas. Esse funil tem 4 etapas, que podem nortear o tipo de conteúdo que você vai produzir para o seu blog:

Atrair: através de conteúdo relevante, o inbound atrai visitantes interessados no negócio. Aqui o conteúdo é o primeiro contato com a sua marca e deve ser mais completo que as demais etapas do funil, considerando que as pessoas ainda não têm contato com a sua marca. Por exemplo: para uma marca de cosméticos, não vamos falar de produto, mas sim de temas relacionados a ele para atrair, como “Conheça os benefícios da argila verde para o rosto”, “5 dicas valiosas para o seu skin care”, entre outros. 

Converter: aqui, o intuito é transformar visitantes em leads, aproximando-os mais do seu negócio e transformando-os em potenciais vendas. Para esse tipo de conteúdo, podemos falar de produto, mas sem ser muito vendedor. O ideal é que venha acompanhado de um storytelling, algo que faça o consumidor tomar a decisão de adquirir o seu produto.

Vender: seu lead está interessado no produto ou serviço que sua empresa oferece? Este é o momento de mostrar que sua solução é a melhor e fechar a venda. Aposte em um conteúdo mais vendedor e mostre os diferenciais do seu produto. Lembre-se que, nessa etapa do funil, o cliente já está mais familiarizado com a sua marca, então o conteúdo deve ser direto.

Encantar: o pós-venda é tão importante quanto o pré. É nele que fidelizamos o cliente e criamos os “fãs” da marca. O Inbound prega um relacionamento duradouro, em que você ofereça todo o suporte necessário, além de encantar o cliente com materiais interessantes e um atendimento competente mesmo após vender. Continue oferecendo conteúdos relevantes para o seu cliente na sua régua de relacionamento e crie uma relação mais próxima. 

+ Como divulgar meu blog: confira 4 dicas

Benefícios do blog

Nós sabemos qual é a importância do blog, mas quais os benefícios palpáveis para o seu negócio? Confira os principais:

> Aumenta a sua credibilidade

A forma de consumo mudou. Hoje em dia o cliente não quer mais adquirir um produto, ele quer adquirir produtos que tenham um fit com o seu lifestyle, sabendo que aquela marca é especialista no assunto. Quando procura por um produto, o consumidor procura por alguém que saiba o que está fazendo, que tenha credibilidade. Os conteúdos de blog oferecem materiais para o seu cliente conhecer mais a fundo a sua expertise, onde a sua marca se torna referência. Com isso, aumenta a credibilidade e, naturalmente, as vendas. 

> Traz mais relevância nos buscadores

Produzir conteúdo relevante é a melhor forma de colocar seu site na primeira página do Google, onde ele sempre será encontrado primeiro, aumentando as chances de tráfego. As empresas que geram conteúdo através de blog têm, comprovadamente, mais visitas ao site. 

> Aumenta a sua brand awareness

A brand awareness (conhecimento de marca) pode ser aumentada com a produção de conteúdo para blog. Isso porque através dos artigos, mais pessoas podem conhecer a sua marca e os produtos e/ou serviços que ela oferece.

 + 5 principais métricas para o blog da sua empresa 

Quais conteúdos de blog posso aplicar no meu negócio?

É claro que os temas abordados dependem do seu nicho e do seu público-alvo. Ainda assim, existem temas que são coringas para diversos segmentos, como:

Posts educativos

Esse tipo de post tem como principal missão educar a audiência sobre o mercado em que o produto/serviço está inserido.

Posts baseados em dúvidas

As dúvidas dos clientes podem gerar um conteúdo muito relevante para o seu blog. Explore quais são as principais questões e crie materiais a partir disso.

Listas

Normalmente as listas são chamativas pelo título do artigo e, por conta da sua estrutura, oferecem leitura fácil e rápida, o que agrada a maior parte do público.

Conteúdos sazonais

É o tipo de post que aproveita datas comemorativas e/ou conteúdo de oportunidade para linkar o tema com o seu negócio. 

+ Imagens para blog: quais evitar? 

Gostou das dicas? Compartilhe esse post e continue acompanhando a Lamarca para mais dicas de marketing digital. 🙂 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Open chat
Fale pelo What'sApp