(Tempo de leitura: 4 minutos)

Um novo ano se inicia e, com ele, abrimos espaço para a chegada de novas tendências e insights envolvendo o marketing digital. A pandemia e os novos hábitos de consumo, comunicação e comportamento de bilhões de usuários trouxeram mudanças de impacto nas estratégias digitais, com inúmeras possibilidades de inovação focadas em novos negócios digitais.

Mais do que nunca, é preciso estar antenado nas novidades para manter suas estratégias alinhadas com as novas ferramentas e recursos, buscando atrair clientes e seus novos padrões comportamentais. Confira a seguir 5 tendências de marketing digital que vão dar o que falar em 2022:

Relacionamentos via bots

Contando com um repertório e recursos cada vez mais avançados, os bots são ferramentas que devem crescer 24% em 2022, segundo dados da consultoria norte-americana Grand View Reserach. Os bots e chatbots permitem a interação dos clientes com as marcas sem qualquer envolvimento humano e se mostram cada vez mais aprimorados, integrando a automação com a interação direcionada ao consumidor.

+ O melhor para o seu cliente: dicas de como mandar bem no atendimento

As chamadas pessoas virtuais, como a Lu, do Magazine Luiza, ou a Bia, do Banco Bradesco, criam ainda mais empatia e identificação com os clientes, pois contam com uma personificação que torna a interação ainda mais natural e eficiente.

Inteligência artificial

A utilização da Inteligência Artificial (IA) no marketing tem como principal objetivo tornar automáticos processos que antes eram feitos manualmente por profissionais, desde a coleta de insights sobre o desempenho de campanhas até o processo de definição de metas e estratégias de segmentação.

A nova geração de ferramentas de marketing digital impulsionadas pela IA trazem infinitas possibilidades para tornar o relacionamento das empresas com os consumidores ainda mais próximo e otimizar resultados de forma prática e automática.

Social selling

Também conhecido como venda social, o social selling é um mecanismo de vendas e criação de relacionamentos através das redes sociais. Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn são exemplos de redes sociais que já contam com ferramentas específicas para vendas online, que se tornaram ainda mais interessantes e versáteis nos últimos anos.

+ Saiba a importância do blog para o seu negócio e os principais benefícios

Outro recurso em alta para 2022 são as shoppable lives, chamadas também de live commerce. Esse formato utiliza as transmissões ao vivo para gerar relacionamento e interação com os consumidores, ao mesmo tempo que oferece informação e entretenimento.

User Generated Content (UGC)

O termo UGC, que tem como tradução em português “conteúdo gerado pelo usuário”, representa todo tipo de conteúdo produzido pelo consumidor final de uma marca ou empresa no ambiente digital e tem se mostrado cada vez mais relevante. Esse conteúdo é produzido constantemente, nas redes sociais, e-mails, aplicativos de mensagens e em todas as situações nas quais os usuários associam suas experiências às marcas.

+ Como funciona o desenvolvimento de sites? Descubra agora!

O UGC acontece, principalmente, devido a dois principais hábitos que os usuários possuem no meio digital: estão sempre compartilhando seus gostos e preferências e também adoram trazer novidades para seu círculo social nas redes. Ou seja, o sentimento de desejo de marca e a coleta de dados ajudam as empresas a adaptarem suas estratégias e otimizarem seu conteúdo.

Experiência por voz

O comércio por voz e a utilização destes recursos durante a jornada do usuário é mais uma tendência que deverá apresentar um crescimento ainda mais significativo em 2022. A popularização das assistentes virtuais e a infinidade de skills e habilidades que os dispositivos oferecem consolidou a utilização desta tecnologia no dia a dia.

Entre 2021 e 2023, espera-se que o crescimento da base instalada de smart speakers, como a Alexa da Amazon, seja superior a 50%, segundo dados de um levantamento realizado pela Juniper Reserach. A consultoria também prevê que as transações do comércio por voz poderão alcançar cerca de US$ 20 bilhões até 2023, tornando o setor um campo fértil para empresas investirem e direcionarem suas estratégias digitais.

Comece 2022 atraindo mais clientes: faça sua estratégia de marketing com a Lamarca!

A Lamarca Brasil é uma agência de Inbound Marketing focada em resultados e performance, com uma equipe completa de profissionais especializados e todas as ferramentas necessárias para elaborar a estratégia de marketing digital ideal para seu negócio.

 + Por que ter uma agência de Marketing Digital para minha empresa?Que tal começar 2022 vendendo mais e destacando de verdade sua empresa na internet? Faça já seu orçamento conosco: clique aqui para acessar o site da Lamarca e conhecer mais sobre nosso trabalho, clientes, cases de sucesso e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>