(Tempo de leitura: 4 minutos)

Manter sua marca em evidência no YouTube é essencial para colher bons resultados em sua estratégia de marketing digital. Um canal atualizado e com conteúdo atrativo, além de ajudar na divulgação de seu produto ou serviço, melhora o relacionamento com os clientes e abre inúmeras oportunidades de negócios.

+ 5 atitudes que podem estar impedindo a sua marca de crescer

Veja neste artigo da Lamarca tudo sobre o crescimento do YouTube e de sua imensa relevância no marketing digital, além de dicas para impulsionar seu negócio utilizando a plataforma de vídeos.

O maior canal de vídeos do mundo

Criado oficialmente em 14 de fevereiro de 2005, quando três jovens que trabalhavam juntos no PayPal registraram o domínio youtube.com após deixarem seus empregos no sistema de pagamentos. Já no primeiro ano de atividade, o site já tinha duas milhões de visualizações por dia e 200 mil usuários registrados, mesmo aceitando somente uploads inferiores a 100 megabytes.

+ Saiba a importância do blog para o seu negócio e os principais benefícios

No ano seguinte, mais precisamente em outubro, o Google anunciou a compra do YouTube por 1,65 bilhão de dólares. Yahoo, Microsoft e a empresa dona do MySpace também fizeram ofertas, mas foram rejeitadas.

Passados 16 anos, a plataforma cresce de forma estrondosa: são mais de dois bilhões de usuários ativos por mês, tornando o YouTube o segundo site mais popular do mundo. Para se ter uma ideia do volume do site, mais de 500 horas de conteúdo são enviadas ao YouTube a cada minuto.

Isolamento e YouTube: nunca se assistiu tantos vídeos como agora

A pandemia da Covid-19 e as medidas de isolamento social transformaram o comportamento humano de forma significativa em diversos âmbitos da tecnologia e comunicação, inclusive em relação ao uso do YouTube. Os estudos de mercado realizados recentemente apontam que a plataforma de vídeos obteve resultados nunca vistos antes, por conta da população passar mais tempo em casa nos últimos 18 meses.

+ O melhor para o seu cliente: dicas de como mandar bem no atendimento

Pesquisa da Hubspot mostra que as transmissões ao vivo (livestreams) foram um fator determinante: apenas no primeiro semestre de 2020, as lives tiveram crescimento de 45% nos números. Além do entretenimento, outros conteúdos como prática de exercícios físicos, streaming de games e saúde mental também encabeçam a lista de vídeos que impulsionaram o crescimento da plataforma.

Estratégias para sua marca crescer com o YouTube

Outro dado interessante da pesquisa realizada pela Hubspot é que 70% dos espectadores entrevistados afirmaram utilizar o YouTube para obter informações sobre produtos ou serviços (reviews, comparativos, etc.). Por isso, a plataforma de vídeos é um campo fértil para impulsionar seu negócio e atrair clientes.

Confira algumas dicas da Lamarca para sua empresa ganhar visibilidade e conquistar clientes utilizando o YouTube:

Criar conteúdo específico para a plataforma

Atente-se para não transpor peças audiovisuais para a plataforma e sim em criar conteúdo feito exclusivamente para o YouTube. Listas, desafios, narrativas, reviews e explicativos são alguns exemplos de conteúdos específicos para o site.

+ LinkedIn no marketing digital: como alavancar seus leads com essa rede profissional

Produzir tutoriais ou forma de uso de seu produto/serviço

Como dito anteriormente, vídeos explicativos como tutoriais são excelentes para a divulgação da marca, pois oferecem a oportunidade de mostrar aos clientes tudo sobre seus produtos ou serviços e tirar suas dúvidas sobre os mesmos. A falta de referências no YouTube pode fazer com que muitos clientes desistam da compra antes de fecharem negócio.

Monitorar resultados com o Studio Analytics

O Studio Analytics é a ferramenta de análise de métricas do YouTube, que permite acompanhar a performance dos vídeos publicados e o comportamento dos usuários, como taxa de cliques e outras informações. A partir destes dados, fica mais fácil definir qual tipo de conteúdo produzir para seu canal.

Atenção nos anúncios

Criar conteúdo para anunciar no YouTube ajuda a alcançar muitos clientes em potencial, mas é importante evitar anúncios que apenas interrompam a exibição dos vídeos e apostar mais em interatividade com os usuários. Escolher bem a meta e o subtipo de campanha também é fundamental para atingir seus objetivos de marketing no YouTube.  

+ Como funciona o desenvolvimento de sites? Descubra agora!

A Lamarca Brasil possui as estratégias ideais de campanhas em vídeo para sua marca crescer e se destacar utilizando o YouTube. Somos referência em marketing digital e inbound marketing, com uma equipe qualificada pronta para atender suas necessidades e alavancar suas vendas. Solicite já seu orçamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>