Agência Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

Semana do Profissional de Marketing

O Dia do Profissional de Marketing, comemorado anualmente no dia 8 de maio, homenageia todos aqueles que compõem uma das áreas mais importantes para o sucesso e crescimento de qualquer empresa. Para comemorar essa data tão especial, a Agência Lamarca preparou um artigo completo para você entender a atuação do profissional de Marketing e todas as informações mais relevantes a respeito da profissão. Confira!

+ Como funciona o desenvolvimento de sites? Descubra agora!

O que é Marketing?

Os primeiros artigos publicados sobre o assunto são datados da década de 1940, quando o norte-americano Walter Scott lançou pesquisas sobre a influência da Psicologia na propaganda, o que deu início a uma série de estudos acadêmicos a respeito do Marketing. Porém, é totalmente possível afirmar que a prática do Marketing teve início há mais de 550 anos, com a invenção da prensa tipográfica por Gutenberg, em 1450, o que revolucionou a comunicação humana e transformou a sociedade para sempre.

Acompanhando a evolução da imprensa, o Marketing foi se desenvolvendo com os anúncios publicitários nos jornais, um meio interessante para as empresas e profissionais divulgarem seus serviços e produtos e também uma relação vantajosa para ambos os lados. Acompanhando esse crescimento, vieram os panfletos, pôsteres, outdoors, cartazes e diversos outros meios de divulgação, trazendo ainda mais vertentes para o Marketing e a Publicidade.

+ LinkedIn no marketing digital: como alavancar seus leads com essa rede profissional

O Marketing desenvolve estudos de mercado e análises de tendências de consumo, para definir o posicionamento de uma determinada marca ou empresa. Além da divulgação de serviços, produtos e ideias — que também fazem parte da atuação publicitária (veja mais sobre a diferença abaixo) —, o Marketing pesquisa, estuda e acompanha tendências que irão definir não somente o público-alvo, mas também as ações e campanhas mais assertivas para comunicação e vendas.

Qual a diferença entre Marketing e Publicidade?

Mesmo trabalhando em conjunto, o Marketing e a Publicidade e Propaganda possuem diferenças consideráveis e acabam confundindo muita gente, que pensam se tratar da mesma coisa. Como dito anteriormente, a Publicidade atua somente com divulgação de serviços, produtos e ideias, enquanto o Marketing possui um viés mais estratégico, se tornando mais abrangente e responsável por todas as estratégias que envolvam a imagem de uma determinada marca, empresa ou organização.

+ 5 tendências de marketing digital para apostar em 2022

Outbound x Inbound: principais diferenças

O Outbound Marketing é aquele que busca atrair ativamente o cliente, oferecendo serviços ou produtos e que se consolidou com o uso de propagandas em rádio, TV, jornais, revistas e outros meios mais tradicionais da publicidade. Com o passar dos anos e a transformação nas comunicações, o Marketing também evoluiu, dando origem ao conceito de Inbound Marketing, que busca atrair e fidelizar clientes.

Essa atração é feita com base em conteúdos de qualidade e atrativos para o seu público-alvo, despertando um interesse genuíno em seus produtos ou serviços. Mas, para isso, é preciso conhecer profundamente seu público, descobrindo seus interesses, desafios e dores, para então oferecer um conteúdo que ajude o cliente a enxergar uma oportunidade ainda não vista, cuja solução é exatamente o que sua empresa oferece.

+ 5 atitudes que podem estar impedindo a sua marca de crescer

Marketing Digital e o crescimento da tecnologia

O boom tecnológico e a popularização em massa da internet deu origem ao Marketing Digital, que segue evoluindo cada vez mais rápido e exigindo que os profissionais se mantenham antenados em todas as novas ferramentas e tendências que surgem diariamente. Mídias sociais, estratégias de SEO, automação de e-mail marketing, Marketing de Conteúdo, Analytics e outras ferramentas se tornaram essenciais para o crescimento e sucesso de diversas empresas, indo além dos meios tradicionais já consolidados e conquistando resultados expressivos para diversas estratégias.

+ Por que ter uma agência de Marketing Digital para minha empresa?

Faça sua estratégia de Marketing Digital com a Lamarca!

Quer impulsionar seus resultados e aumentar suas vendas na internet? A Agência Lamarca Brasil, especializada em Inbound Marketing e estratégias digitais com foco em performance, tem tudo o que sua marca precisa para ganhar visibilidade nas redes e alcançar novos patamares com uma divulgação precisa e eficiente. Solicite hoje mesmo seu orçamento com a Lamarca: clique aqui e acesse nosso site para saber mais.

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
POSTS RECENTES