(Tempo de leitura: 3 minutos)

Você sabe o que é retenção de clientes? É, em primeiro lugar, algo que vai ajudar o seu empreendimento a crescer e significa manter os clientes fazendo negócios com a sua empresa. Isso quer dizer que eles manterão alguns vínculos com a sua organização e isso é essencial.

Aliás, muitos empreendimentos acabam deixando a estratégia de retenção de clientes de lado e focam, principalmente, em conquistar mais consumidores. No entanto, é preciso repensar essa estratégia.

Afinal de contas, você gastou muito para atrair novos clientes e, agora, é o momento de retê-los, tendo maiores lucros e um custo menor com eles.

Vejamos um pouco mais sobre a retenção de clientes e de que maneira essa ação pode beneficiar o seu empreendimento.

Como a retenção de clientes ajuda o meu negócio?

Por que investir na retenção de clientes? Essa pode ser uma pergunta que está pairando na sua mente neste momento e, para respondê-la, seguem, abaixo, alguns bons motivos.

É o ponto de partida para fidelizá-los

Quem não quer ter clientes fiéis? Aqueles que sempre dão preferência para a sua empresa e que ainda a indicam para outros amigos e conhecidos? Que defendem a sua marca?

Bom, certamente, você deseja ter um cliente assim, e o primeiro passo para isso é retê-lo. Vincular o consumidor à sua empresa e fazer com que ele sempre pense nela na hora de adquirir o produto  ou serviço  oferecido é o primeiro degrau para fidelizá-lo.

O custo é menor

Sabia que manter um consumidor pode custar 5 vezes menos do que conquistar um novo? Pois é, reter um cliente custa muito menos para a sua empresa do que você poderia imaginar.

Lembre-se também de que você já gastou muito para conquistar o seu público. Portanto, valorize o seu investimento e continue dando todo o suporte que o seu consumidor precisa da sua empresa.

Há maiores chances de equilibrar as finanças da empresa

Com uma taxa baixa de retenção de clientes, fica mais difícil ter uma previsão das receitas e despesas da empresa. Ter pouca retenção significa que, a qualquer momento, o cliente pode ir para a concorrência e, assim, prejudicar o equilíbrio financeiro do seu negócio.

Quanto mais você reter um consumidor e quanto mais tempo ele ficar na empresa, menores serão as chances de ele fazer negócios com o concorrente de um dia para o outro.

De que maneira o marketing pode ajudar?

Um bom marketing é a manivela da engrenagem da retenção de clientes. Portanto, investir em marketing direcionado para esse objetivo é uma das estratégias nas quais a sua empresa precisa investir.

Você pode utilizar diversas táticas para manter os clientes na sua companhia. Por exemplo, pode criar um clube de vantagens, oferecendo descontos maiores do que para aqueles que não são clientes, ou elaborar também uma boa estratégia de pós-venda, o que é muito importante, especialmente quando falamos em serviços.

Nesse aspecto, fique atento às sugestões e reclamações sobre o produto que foi adquirido por ele. Esse feedback é uma ótima fonte de informação para melhorar o seu negócio como um todo.

Percebeu o quanto a retenção de clientes é benéfica para a sua empresa e que o marketing pode ajudar significativamente nisso? Comece a colocar as estratégias e técnicas de retenção em prática e, assim, mantenha uma boa taxa de retenção no seu negócio.

Agora, veja também 4 estratégias valiosas de marketing digital para captar clientes para sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>