(Tempo de leitura: 3 minutos)

Investir em redes sociais é uma das estratégias mais conhecidas e eficientes dentro do universo do marketing digital. Afinal de contas, elas concentram bilhões de usuários ativos no mundo inteiro. Com tantos compartilhamentos no feed e nos stories, é impossível para as marcas não encontrarem uma área de oportunidade para cativar a atenção dos usuários e levá-los a aderir às suas campanhas e adquirir seus produtos. 

Veja aqui quais são os conteúdos proibidos pelo Google Ads

Dentro desse universo, no entanto, é sempre importante estar atento às tendências comportamentais dos usuários e da relação que tais redes têm com seus inscritos e com as empresas que nela investem para atrair seguidores. Nos últimos anos, acompanhamos a ascensão e queda de diversas delas. A internet, como bem sabemos, é extremamente dinâmica e mutável, e trabalhar com ela exige abertura para novidades. Neste contexto, muitas discussões acerca da funcionalidade das mesmas se desenrolam. E uma delas é, sem sombra de dúvidas, a eficácia do Facebook. Afinal de contas, ainda vale a pena investir na rede social?

Atualizações do Facebook: veja quais são elas

Nos últimos anos, diversas redes ascenderam e se popularizaram entre os usuários. Muito além da plataforma criada por Mark Zuckerberg: também vimos o boom dos vídeos publicados no YouTube, nas fotos e stories compartilhados no Instagram e na migração de jovens seduzidos pela leveza do formato do Tik Tok. Além disso, a rede também alterou a prioridade das entregas referentes aos conteúdos de perfis comerciais, dando mais ênfase a conteúdos pagos frente às publicações orgânicas. 

Diante de inúmeras outras possibilidades, e em se tratando de uma época onde tudo deve ser pensado com muita cautela (afinal de contas, a crise provocada pela pandemia de Coronavirus nos pede um planejamento ainda mais assertivo), é comum que muitas empresas fiquem em dúvida sobre a prioridade dada aos anúncios. É importante ressaltar, no entanto, que o Facebook ainda é a rede social mais acessada do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos. Isso mostra que, mesmo que a prioridade das redes seja a interação orgânica entre amigos e grupos, e que as empresas possuam melhor alcance com conteúdos pagos, uma campanha bem pensada, e interligada a outras estratégias, é um caminho certeiro para se atingir o objetivo. Afinal de contas, as pessoas passam um tempo considerável acessando as redes sociais, e a facilidade de desenvolver conteúdos interativos dentro da rede, sem a necessidade de desviar a atenção do usuário para links externos, aumenta as possibilidades de gerar um bom lead e engajar os consumidores com os seus produtos. 

Ainda existe resistência quanto ao conteúdo pago dentro da rede. Mas a realidade é que, dadas as alternativas de segmentação e as possibilidades de alcance, o anúncio pago na rede também leva a vantagem de ter uma boa relação custo-benefício, já que ela ainda possui um baixo custo de investimento e opções diversas de precificação. Além disso, as ferramentas do Facebook Ads permitem com que a empresa defina bem a sua segmentação, temas, a quantidade de pessoas a serem alcançadas por dia, o tempo de duração da campanha e muito mais! 

Engajamento orgânico: por quê você não deve comprar seguidores?

Com isso, é importante destacar que produzir uma campanha no Facebook Ads e gerar conteúdos pagos podem, sim, compor uma estratégia eficiente. Afinal de contas, a rede social possui uma série de ferramentas extremamente eficazes para selecionar o público-alvo das suas campanhas, gerenciar os anúncios e, de quebra, linkar todas as estratégias adaptáveis para sua rede-irmã, o Instagram. Um bom planejamento envolve uma distribuição bem pensada de verba para campanhas on-line, bem como um bom desenvolvimento de conteúdo orgânico, que envolvem uma boa produção de texto, uma boa criação e/ou edição de imagens, e um SEO bem estruturado para obter melhores resultados no Google e levar mais consumidores a serem atraídos pela sua empresa. 

Veja dicas de como criar uma boa estratégia de marketing de conteúdo no Facebook

Aqui na Lamarca, contamos com um time competente tanto para consultoria como para o bom “mão na massa”. Junte-se ao nosso time: entre em contato com a gente pelo WhatsApp (+55 (11) 98436-1114). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>