(Tempo de leitura: 2 minutos)

A relação entre a empresa e o consumidor nunca foi tão importante. A experiência de compra tornou-se um fator decisivo e uma das formas de oferecer uma boa experiência é usando um conceito da psicologia conhecido por rapport. Ao entender o que é rapport, será mais fácil utilizá-lo para melhorar o relacionamento da sua empresa com os clientes e leads e assim, ganhar maior credibilidade no mercado.

O rapport é uma das estratégias que o marketing importou do campo da psicologia. Afinal de contas, como criar um bom marketing sem consegue entender a mente do consumidor? Impossível.

Por isso, neste conteúdo, você entenderá mais sobre este conceito e de que forma ele pode trazer inúmeros benefícios para o seu empreendimento. Confira!

O que é rapport?

A palavra rapport por si só já diz para que veio. Ela é de origem francesa e quer dizer “criar uma relação”. Na prática, isso corresponde a estabelecer uma conexão com outra pessoa, no caso das empresas, o objetivo é sempre o de estabelecer uma conexão bastante positiva.

Para usar o rapport com os clientes que entram no seu estabelecimento, seja ele virtual ou não, é preciso colocar em prática um conjunto de técnicas. Mas tenha cuidado porque qualquer tipo de aproximação tem que parecer algo natural e genuíno. Tentar “forçar” uma situação com o consumidor só vai deixar esse objetivo mais distante.

Como aplicar o rapport no dia a dia?

A grande ideia do rapport é que o cliente não veja a empresa apenas como um conjunto de pessoas que querem vender. Afinal de contas, o cliente é uma pessoa com desejos, vontades e expectativas e cabe à empresa compreender isso e, mais importante ainda, mostrar essa ideia ao cliente. 

Confira abaixo algumas dessas técnicas!

Crie empatia

Empatia é, basicamente, se colocar no lugar do outro. E, a partir disso, naturalmente você criará um interesse real pelas necessidades daquele consumidor que chega à sua empresa. Se fosse você, como gostaria de ser atendido? Ao demonstrar esse interesse, o cliente consegue se abrir mais e falar sobre as expectativas para o que gostaria de vestir.

Use a técnica do espelhamento

Na prática, essa técnica diz que o vendedor deve agir como o cliente age. Gestos, tom de voz, rapidez com a qual anda pela loja e assim por diante. Isso ajuda a criar uma conexão o que pode não só fechar uma compra como prolongar a relação dessa pessoa com a sua empresa.

Trate pelo nome

Esse é o primeiro passo no momento de qualquer venda: pergunte o nome do cliente e se apresente. Chamar o cliente pelo nome faz com que o atendimento seja algo mais pessoal, ajuda a criar uma conexão com o vendedor e, consequentemente, com a empresa.

Existem outras técnicas de rapport que podem ser usadas como buscar assuntos em comum com o cliente, sorrir e ser otimista são algumas delas. Aplique-as nas suas estratégias de vendas com sabedoria.

Agora que você já sabe o que é rapport, assine a nossa newsletter e descubra outros conceitos importantes para a sua estratégia de vendas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>