Agência Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

Marketing digital para pequenas empresas: como competir com as grandes?

Antigamente, fazer propaganda era sinônimo de estar na TV, em rádios, revistas ou jornais. A maioria desses veículos apresentam altos custos para os anunciantes, resultando em uma filtragem pela qual apenas grandes empresas conseguem passar. Entretanto, com o marketing digital para pequenas empresas, tudo mudou!

A partir dessa solução, até mesmo os negócios de pequeno porte e/ou com atuação em nichos localizados podem se beneficiar com as ferramentas, técnicas e metodologias mais modernas.

De fato, nunca foi tão fácil entrar pra valer na competição por novos clientes e mercados. Quer saber como utilizar essas inovações a seu favor? Confira as nossas dicas!

Conheça bem o seu público

O advento do marketing digital consagrou o conceito de persona, isto é, a definição de um perfil com base nos potenciais clientes de uma determinada marca.

Enquanto o público-alvo transita pelas informações demográficas (tais como localização, idade e sexo), a persona, por sua vez, aprofunda a caracterização e detalha as necessidades, preferências, dores, hábitos e desejos dos clientes. 

Sendo assim, antes de iniciar os outros passos, é essencial que você tenha a persona da sua empresa bem definida. Afinal, pequenas empresas devem trabalhar de maneira focada, atuando estrategicamente para atingir as pessoas certas com suas ações de marketing. 

Invista em inbound marketing

A premissa do inbound marketing consiste na otimização da presença online de uma empresa para que os usuários a encontrem quando necessário. Dessa forma, entre as diversas ferramentas do segmento, destaca-se o Search Engine Optimization (SEO): um conjunto de atividades para destacar uma página em mecanismos de busca (Google, Ask, Bing, Yahoo etc.)

Outro recurso eficiente do inbound é o marketing de conteúdo. Atualmente, é difícil pensar em marketing para pequenas empresas sem a produção de conteúdo relevante para o público. Afinal, a maioria das pessoas utiliza a internet para encontrar informações relevantes — e as empresas que as oferecem obtêm uma importante vantagem competitiva. 

Faça campanhas com links patrocinados

O marketing digital se diferencia das formas tradicionais de diferentes maneiras. Uma das principais é o poder de segmentação. Nesse quesito, as campanhas de links patrocinados no Google se destacam das outras. Isso porque elas permitem que os anúncios da sua empresa sejam expostos apenas para pessoas que estão ativamente em busca da solução oferecida por você. 

Além disso, o pagamento pode ser realizado apenas quando o link recebe um clique, o que evita desperdício de recursos e torna o investimento ainda mais certeiro. 

Crie anúncios nas redes sociais

As redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, são ótimas opções de mídia para pequenas empresas. Elas permitem o emprego de orçamentos dos mais variados tamanhos, possibilitando uma adaptação para cada configuração empresarial. 

Além disso, é imprescindível manter um perfil ativo nas redes mais usadas pela persona da sua empresa, criando um canal de comunicação para se aproximar de clientes e potenciais consumidores.

Todavia, para garantir que o marketing digital para pequenas empresas seja, efetivamente, útil para a sua organização, é altamente recomendável contar com auxílio especializado. Uma agência poderá ajudar sua empresa a ingressar com estratégias inovadoras para aumentar o reconhecimento de marca e encontrar novas oportunidades de negócio.

Gostou do artigo? Então, entre em contato conosco e conheça as melhores soluções para que sua empresa seja mais competitiva, aumentando seu volume de vendas!

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
POSTS RECENTES