Agência Inbound Marketing

blog

Dicas e insights valiosos para o seu negócio decolar através do Marketing Digital

Instagram Guides: fique por dentro da nova ferramenta da rede social

Se existe uma rede social que sabe muito bem impulsionar novos recursos, bem como compilar formatos já utilizados em outras plataformas para otimizar os conteúdos em um só lugar, essa rede social é o Instagram. Dos filtros e trilhas sonoras nos stories, que democratizaram a mídia audiovisual, ao recente reels – uma adaptação do formato disseminado pelo TikTok – a rede soube desenvolver essas ferramentas com inteligência. E o mais recente recurso divulgado adiciona um tempero a mais nesse compilado: o novo Guides (“Guias”, no bom português). 

Como já adiantamos sobre a convergência e readaptação de mídias no nosso artigo sobre podcast, o destaque sempre pende para o lado de quem sabe utilizar de todas as ferramentas midiáticas readaptadas pela tecnologia. Se o boom dos blogs nos anos 2000 deu lugar a conteúdos mais curtos publicados em redes sociais, ele também deixou como herança diversas ferramentas informativas extremamente úteis para diversos profissionais da comunicação. Engana-se, porém, quem acredita que os blogs ficaram no passado: eles representam, ainda, uma importância extremamente significativa para informar, bem como gerar novos leads no universo do marketing digital – tudo isso através da criatividade dos redatores e da inteligência desafiadora de um bom SEO. 

Aproveitando-se disso: o Guides “copia” o formato de um blog. A empresa e o produtor de conteúdo podem selecionar um tema em comum nas publicações do feed e compilá-los em uma lista. A ideia surgiu a partir da necessidade de reunir informações úteis sobre a pandemia de Covid-19 na plataforma, para que, através de tags diversas, os usuários pudessem encontrar respostas para as perguntas mais comuns acerca do tema, como notícias recentes, onde fazer o teste e como se prevenir. A ideia deu certo e repercutiu, o que inspirou a rede social a liberar o novo recurso para todos os usuários. 

Dentro da nova ferramenta, existem três recursos distintos: um de localização, para selecionar e listar publicações recentes na cidade ou em regiões próximas às quais o usuário se encontra; um de produtos, onde os usuários podem separar listas que indicam recomendações, resenhas e outros conteúdos relacionados que possam ser aproveitados em marcas; e um para postagem personalizada, onde os usuários compilam publicações semelhantes entre si para orientar, informar e entreter os seguidores a respeito de conteúdos divulgados previamente. 

É importante ressaltar, com isso, que o recurso não viabiliza a produção de novos conteúdos, mas compila o que já foi publicado. Supondo que a empresa em questão seja focada em confeitaria, e cujo perfil já tenha uma quantidade significativa de postagens: quais desses temas valeriam uma compilação? É possível criar uma lista com sobremesas que casam com a atmosfera do Natal e do Ano Novo, por exemplo; ou de bolos que podem ser otimizados e refinados para um casamento. As possibilidades são enormes, e auxiliam tanto seguidores antigos a revisitarem posts queridinhos, como novos visitantes a conhecerem mais facilmente a filosofia e os valores da empresa. E é claro, sobre o detalhe da produção do conteúdo, já vale uma atenção, já que as mídias sempre se renovam: muito provavelmente, a rede social pode, em um futuro próximo, liberar esse “blog” com conteúdos inéditos dentro do recurso… Quem sabe?

Que tal começar a montar bons “guias” dentro da sua conta no Instagram? A Lamarca conta com um time criativo, que reúne ideias e estratégias significativas para ter mais essa ferramenta como grande aliada dos seus negócios. Entre em contato com a gente através do WhatsApp (+55 (11) 98436-1114) e faça o seu orçamento!

O QUE PROCURA?
E-BOOK
e-book inbound marketing
POSTS RECENTES